22/08/2023



Saúde

Oferta de mais serviços do Sus beneficiam pacientes

imagem-85807

Cristina Esteche

A concessão do status de filantropia à Associação de Saúde Frederico Keche Virmond, mantenedora do Hospital Santa Tereza, vai permitir que a entidade tenha receita e promova melhorias no atendimento.

A documentação para esse processo já se encontra no Ministério da Saúde e depende agora da avaliação favorável à essa condição. Lideranças políticas estão mobilizadas para agilizar esse processo.

Uma vez sendo transformada em entidade filantrópica a Associação passa a ter acesso a serviços e benefícios que vão contribuir para a melhoria do atendimento da saúde para Guarapuava e Região.

Uma delas é a isenção de parte dos impostos, significando uma redução de cerca de R$ 180 mil por mês nos cofres da entidade. “É uma economia considerável”, observa do presidente da Associação, Frederico Eduardo W. Virmond.

Segundo o presidente, programas federais, estaduais e municipais também já estão sendo pleiteados, como é o caso do Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde  (SUS) que e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém- nascido e às crianças até dois anos de idade; o Mãe Paranaense, o Mamãe Guará, que são todos afins;  leitos para os doentes de longa permanência; programa de Cuidado ao Trauma da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro atendimento que será prestado é no problemas com drogas lícitas e ilícitas. Com uma ala revitalizada e 19 leitos preparados, a entidade aguarda a liberação do Estado para entrar em funcionamento a Unidade de Saúde Mental para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. O programa  institui incentivos financeiros de investimento e de custeio. Esse serviço de referência será desenvolvido em parceria com o  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) , um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. “Aqui vamos cuidar do paciente em crise e depois encaminhá-lo para a reabilitação no Caps”, disse João Carlos Haick, um dos diretores da Associação.

“Além de ampliar o atendimento hospitalar, esses programas vão possibilitar maior fluxo de caixa aumentando a receita do hospital”, disse Frederico. Segundo o presidente, com a entrada de recursos será possível investir em novos equipamentos, melhorando a qualidade do atendimento hospitalar.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo