22/08/2023
Educação

Oficina ensina que brincar é coisa séria

imagem-18782

Pinhão – Na última semana, a Escola Municipal Maristela Tussi em Pinhão  realizou para seus professores uma oficina de capacitação, através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O objetivo é buscar novas metodologias e recursos para melhorar o aprendizado dos alunos, com diversas ações como: maior presença dos pais e capacitação de professores.
A oficina faz parte dessas ações, a instrutora do Senac, Marilze Fátima Weber (foto), que ministrou a oficina sobre métodos lúdicos na aprendizagem, utilizou uma abordagem diferente, cada dia ela se apresentou vestindo fantasia de personagem de histórias infantis. No primeiro dia ela se vestiu de formiguinha e no segundo dia foi a vez da boneca Emilia se fazer presente. “É uma forma diferenciada de ensinar em sala de aula, de chamar a atenção dos alunos, visto que hoje o professor concorre com tantas outras mídias”, explicou. A instrutora ensina aos professores como usar materiais que tem na escola, e ensinar os alunos brincando.
Na capacitação, os professores aprenderam como um livro que é lido aos alunos pode ser aproveitado, sendo significativo para eles em todas as disciplinas. Fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo, conseguindo isso, é importante fazer uso das quatro linguagens da arte (música, dança, teatro e artes visuais). “A idéia é que o professor ensine brincando, o que faz com que o aluno tenha gosto em aprender. O resultado é imediato, os alunos desenvolvem grande interesse e consequentemente aprendem mais”, afirmou a instrutora.
Os materiais confeccionados são adaptados de acordo com a necessidade da turma adquando-os à realidade em que estão inseridos. Na avaliação da própria instrutora, hoje em dia o professor compete com a tecnologia, e isso faz com que os professores precisem ser mais dinâmicos em sala. “Para ensinar melhor, o professor ao estar em sala de aula deve esquecer sua vida lá fora, e se tornar também criança para poder transmitir além do conhecimento já pré definido, também valores morais e sociais” disse Marilze.
 A oficina foi realizada em três etapas, a primeira consistia na apresentação do conteúdo teórico aos professores, na segunda eles confeccionaram materiais para serem utilizados na sala de aula e no último dia, os professores apresentaram seus trabalhos.
Segundo a diretora da escola, Margarete de Fátima Mendes Machado, foi procurado para ministrar os trabalhos, alguém que apresentasse uma nova forma de ensinar. “A teoria os professores já tem, eles precisavam de uma maneira de aplicar isso em sala de aula”, disse.
 As professoras que participaram da capacitação aprovaram o novo método de ensinar, e se divertiram aprendendo o que depois planejam repetir em sala de aula. As professoras Sandra Cordeiro, Sandra Mara Kuchinski e Cristiane Horst Kolberg, afirmaram que as atividades em sala podem sanar as necessidades dinâmicas que o professor precisa ter para prender a atenção do aluno. Para elas, as técnicas aprendidas são muito mais proveitosas, do que se podia ser numa palestra normal. “É uma atividade muito prazerosa e quem mais vai ganhar são os alunos. A cada atividade eu penso como vou usá-la na minha turma”, disseram.
 A professora Terezinha Costa de Oliveira Santos afirmou que gostou tanto da idéia que pelo menos uma vez por semana vai vestir uma fantasia para trabalhar com os alunos. “O personagem é muito importante, pois chama a atenção dos alunos, e sem ao menos perceber superam suas dificuldades”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.