22/08/2023

“Old Friends”: com o pé na estrada e o coração em Guarapuava

imagem-66867

O nome é em inglês porque simboliza o que aconteceu com parte dessa geração de guarapuavanos que um dia resolveu colocar um passaporte no bolso, uma mochila e um montão de sonhos na cabeça. “Old Friends” (Velhos Amigos) é uma reunião de músicos locais programada para 21 horas deste sábado (15) no Küster Hotel. São eles que fizeram as baladas da década de 1970, os embalos de sábado à noite e os saraus das tardes de domingo no antigo Clube Operário, as festinhas de aniversário da meninada da época. Artistas da galera atual também passarão por lá e a entrada é grátis, pagando somente o consumo.

O ícone dessa trupê  é Carlinhos Maister, que passa as férias na cidade para rever os familiares e já está de malas prontas para retornar. Há mais ou menos 40 anos, ele e os irmãos Mildo e Getúlio (in memorian) resolveram cruzar oceanos rumo aos Estados Unidos. Instalaram-se na Flórida vivendo como emigrantes no início e depois se estabelecendo como locais. Carlinhos sobreviveu da música e puxou um cordão de concidadãos que, em diferentes momentos, foram tentar a sorte nos EUA ou passar longas temporadas . Seguiram Nereu Barbieri (hoje morando em Balneário Camboriú/SC), “Titalo” Ribas (Santos/SP), o fotógrafo Valdir Cruz (Nova Iorque/EUA) e outros que não saberia dizer. Valdir Cruz tem atelier em NY e trabalhos produzidos no mundo todo, inclusive para a ONU.

 Através desse grupo, diversos guarapuavanos de “r” bem puxado passaram  a ter contato com a cultura norte-americana, abrindo-se para um universo pós Woodstock, destoando do tradicionalismo campeiro. Obviamente que sujeitos a todas as armadilhas do consumismo de Tio Sam e seus modismos psicodélicos. Mas, se é para ter choque cultural, que os opostos se misturem…

Esse povo, como bons guarapuavanos, já nasceu com a água da Serra da Esperança nas veias. Pode ir para onde for, Guarapuava estará no coração, nas lembranças, é raiz forte que não morre.

Dessa geração, atualmente na faixa dos 60 anos, tem muito neguinho em plena atividade. Ao “palco” do Küster Hotel, além de Carlinhos Meister,  vão subir Nereu Barbierie, fã incondicional de Frank Sinatra, Mauro Temoscho, “crouner” das bandas de outrora,  Ruraí Carvalho e Marcos Bebici, dois grandes músicos da noite guarapuavana.  Representando os novos, os roqueiros Roberto Küster Filho e Maria Clara Küster, filhos do “Ticão” e do “Ná”, dois “big old friends” que gentilmente cederam as instalações do hotel.

Outra atração da noite será o público, gente que sempre agitou Guarapuava, promovendo pequenos ou grandes encontros, algo que quebrasse a monotonia e a falta de opções (semelhante ao que Mauro Biazi faz nas tardes culturais de domingo no Parque do Lago, ele um “old friend”).Para quem gosta da boa música, da amizade e de muita diversão, fica a dica.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo