O bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, em Guarapuava, recepciona nesta quarta (22), cerca de 20 pessoas. São empreendedores e inovadores paranaenses que integram o grupo ‘Olhar sem fronteiras’. Essas pessoas, conforme o projeto, são ávidos por criarem e encontrarem novas soluções que possam contribuir para práticas alinhadas à cultura ESG – Environmental, Social and Governance. Esse conceito tem objetivo principal de contribuir com os setores industrial e empresarial, para reduzir os níveis de emissão de carbono na atmosfera.
De acordo com o grupo, os membros reúnem-se periodicamente para o debate de novas ideias e de questões como, por exemplo, a redução do efeito estufa, a economia verde e inovações. “Acreditamos que existem grandes oportunidades a serem exploradas. Mas, para isso, é preciso que exista também um olhar dedicado à inovação. Assim como uma união de esforços da quádrupla hélice, que envolve: setor produtivo, governos, academias e sociedade em prol de bons projetos de desenvolvimento.
Um dos projetos propostos é o Fundo de Desenvolvimento do Olhar Sem Fronteiras. Este, poderá financiar, tanto projetos estruturais – como a ferrovia bioceânica –, quanto projetos de agregação de valor – como novas tecnologias agrícolas. Ao cumprir esses conceitos, o Cilla Tech Park (CTP) faz parte do grupo, assim como o empresário Odacir Antonelli. O Fundo seria gerido pela Itaipu Binacional, com recursos excedentes o pagamento da dívida contraída entre Brasil e Paraguai para a construção da Usina. Essa ‘sobra de caixa’ equivale a US$ 2 bilhões por ano.
E para conhecer os projetos desenvolvidos pelo CTP o grupo chega às 9h. A recepção ocorre no novo prédio corporativo na Cidade dos Lagos. A reunião vai ser coordenada pelo presidente do ‘Olhar Sem Fronteiras’, Atilano de Oms, e pelo empresário Odacir Antonelli. Após o almoço que será servido às 12h, haverá visita ao empreendimento ‘Cidade dos Lagos’. Por fim, haverá reunião sobre os próximos passos do projeto.
Leia outras notícias no Portal RSN.