22/08/2023

Olho por olho, dente por dente!

A rua se transforma em Tribunal do Júri, um poste em lugar para o réu e as pessoas, ao mesmo tempo, em juízes e promotores. Alguns assumem,  anonimamente, o papel da defesa, mas se mantém calados perante a frieza do julgamento.  Parece que a população desamparada pelas leis institui o mais primitivo sistema de julgamento: olho por olho, dente por dente, ou seja, a Lei do Talião.

É essa voracidade de fazer a justiça com as próprias mãos que está mostrando homens e mulheres revelando o instinto animal de cada um. Aliás, como diz Herman Hesse, o homem é o lobo do próprio homem. Ou seja, o único animal que ataca e destrói a própria espécie.

As notícias diárias tem mostrado homens de todas as idades amarrados em postes e sendo atacados por outros por terem furtado, roubado, agredido.

A morosidade da justiça, o desaparelhamento da segurança pública no País, entre outras carências de políticas públicas que ataquem o mal pela raiz, a impunidade de “homens que detêm o poder” nas mais diversas esferas de governo, que furtam, que roubam, que vilipendiam à luz do dia sem que nada lhes aconteça, revolta a população ao ponto de, sob o meu ponto de vista, atacar o mais fraco, aquele que  está mais próximo, e o prejudicou de alguma forma.

A confiança do povo nos poderes constituídos escapa pelos vãos dos dedos de políticos  a cada promessa que não é cumprida, a cada negligência, a cada arbitrariedade. O povo está cansado e para sobreviver, para defender o que conseguiu às suas custas, e sabe lá como, desperta a cada dia o instinto selvagem. E o que é pior: o único ser racional que habita a terra está perdendo a razão. E motivos para que isso aconteça é o que não faltam.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo