22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está com inscrições abertas

Professores e estudantes em Guarapuava podem se inscrever com o apoio da Energisa para propagar boas práticas no uso da energia elétrica

luz

Professores e estudantes de Guarapuava podem se inscrever com o apoio da Energisa (Foto: Reprodução/Pixabay)

Estão abertas as inscrições para professores e estudantes do 8º e 9º ano para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). Os participantes devem ser do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Em Guarapuava e Região, a Energisa apoiará a competição. Desse modo, os interessados poderão confirmar a participação na disputa até o dia 21 de outubro pelo site.

A Olimpíada vai levar informações sobre o uso racional da energia elétrica. Bem como, contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas. A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee).

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, contemplando assuntos como: introdução à energia e transformações, e fontes e matrizes energéticas. Bem como, produção/geração de energia e consumo consciente. Além disso, ações de eficiência energética e combate ao desperdício. E a Energisa participará ativamente desse projeto.

Conforme o coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Thiago Peres de Oliveira, a Energisa desenvolve ações contínuas para estimular o uso consciente da energia elétrica.

Em 2023, iremos investir mais de R$ 30 milhões em projetos de eficiência energética. Eles são norteados pelos nossos compromissos de sustentabilidade, e mitigam impactos do negócio com olhar para o uso consciente de energia, água, resíduos e a redução de emissões. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vem fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis com a participação de estudantes e professores que serão os multiplicadores desse conhecimento.

GAMES E CONHECIMENTO

A disputa inclui a formação de professores por meio da plataforma digital. De acordo com as informações, todas as etapas ocorrerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos on-line e off-line. Incluindo provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Os materiais dirigidos aos estudantes se baseiam no moderno conceito de “gamificação”. Por meio de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Além disso, técnicas de simulações e ludicidade.

As etapas incluem também o “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas de cada distribuidora. Serão ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da Olimpíada. Conforme Marco Madureira, presidente executivo do Abradee, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos, por meio da multiplicação de boas práticas e engajamento geral.

“Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes púbicos e sociedade”.

No projeto piloto da ONEE em 2021 foram recebidas mais de 40 mil inscrições de estudantes de 120 municípios. Por fim, para a edição deste ano, a expectativa é de mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios de todo país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.