O primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, confirmou na manhã desta terça (24) que os Jogos Olímpicos de 2020 foram adiados para o ano que vem. Contudo, a decisão foi tomada após uma ligação entre o primeiro-ministro e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
Portanto, a explicação do COI em adiar as Olimpíadas é em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os jogos estavam programados para o dia 24 de julho.Porém, com a mudança do COI, não há ainda uma data prevista para a abertura das Olimpíadas do Japão. Na era modera, os Jogos Olímpicos já foram cancelados em quatro ocasiões, a última foi durante a 2ª Guerra Mundial.
Atletas
O Comitê Olímpico do Canadá havia publicado uma carta na segunda (23) na qual informou que ia boicotar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se eles fossem mantidos para 2020. Entretanto, a Austrália, Noruega e Grã-Bretanha também pressionaram o COI e ameaçaram não participar dos Jogos.
Por fim, as medidas de contenção do coronavírus, que em muitos países incluem a proibição de viagens, interromperam os jogos eliminatórios para as Olimpíadas. Muitos dos atletas não podem sair de casa por causa das medidas de isolamentos impostas.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.