Eles arremessaram ovos no cesto, pegaram borrego, entre outras provas cumpridas. Assim, riram, brincaram e o público foi ao delírio com a prova do ‘pega porco no barro’. Porém, no fim tarde, a comunidade Arroio Fundo dos Neumann foi a campeã geral, com 122 pontos. O segundo foi para Santa Rita (114) e o terceiro, Divino Espírito Santo (95). E ‘ sobrou’ até para o prefeito Jerônimo G. do Rosário que correu na lama na tentativa de pegar o porco.
Muito mais do que ficar em primeiro, segundo ou último lugar, as Olimpíadas Rurais de Turvo foram um sucesso. Sim, sucesso de público, de organização, de entrosamento entre as comunidades rurais. De acordo com o prefeito , a cada ano o município procura melhorar a estrutura para as Olimpíadas e para a ExpoTurvo. “Mas a nossa ideia é fazer um centro de eventos às margens da PR-466”.
MÚSICA BOA
Aliás, quem foi a Turvo nesse fim de semana pode dançar e cantar com os sertanejos Teodoro & Sampaio no sábado (14). Assim, no domingo (15), a tradicional ‘costela de dois fogos’, que já é tradicional na cidade, começou a ser preparada na madrugada. Cerca de meia tonelada de costela foi ao fogo.
Porém, logo após o almoço, a entrada dos pavilhões nacional, estadual e municipal deu início à solenidade. Como toda Olimpíada, a de Turvo teve direito aos hinos nacional e municipal ao som da banda. Em seguida, o agricultor Renato Pupo entrou com a chama e acendeu a pira olímpica. Ele é da comunidade Divino Espírito Santo, campeã de 2017. É que no ano passado, a chuva de granizo que caiu 15 dias antes das olimpíadas fez cancelar os jogos.
Assim, após pronunciamentos do prefeito, dos deputados Cristina Silvestri e Estacho, as provas começaram. Pessoas de vários municípios da Região compareceram para um dia de descontração. “Esse evento já tem repercussão nacional”, disse o prefeito Jerônimo.
GAROTA TURVO
A vencedora do concurso que escolheu a Garota Turvo foi a jovem Fernanda Rickli.
Leia outras notícias no Portal RSN.