22/08/2023
Saúde

Oncologia-Paraná amplia capacidade de atendimento

Dois hospitais do Paraná aumentarão a capacidade de atendimento aos pacientes com câncer. O Hospital Universitário Evangélico, em Curitiba, e o Hospital e Maternidade Parolin, no município de Campo Largo, poderão atender, pelo menos, mil novos casos por ano cada um. O Ministério da Saúde habilitou as unidades para serviços de alta complexidade em oncologia, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União nesta semana.
Com essa habilitação, os hospitais passam à classificação de Unidade de Assistência de Alta Complexidade. Eles estarão capacitados para diagnóstico, quimioterapia e cirurgia, entre outros serviços de assistência a pacientes com os tumores mais comuns. O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba também estará apto para atendimento em hematologia.
Os recursos para o custeio do serviço já estão garantidos. O Ministério da Saúde repassou ao governo do Paraná, em 2008, R$ 11,4 milhões para as redes de oncologia do estado e R$ 19,6 milhões para ampliar a assistência em diferentes áreas de alta complexidade, entre elas a oncologia. Com a portaria, o número de unidades hospitalares habilitadas no estado para serviços de oncologia chega a 22.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.