22/08/2023

Onde há fumaça, há fogo!

A possível substituição de secretários do prefeito Cesar Silvestri Filho é um assunto palpitante nas rodas de conversas em Guarapuava. O prefeito, em entrevista concedida à Rede Sul de Notícias em Revista ainda em dezembro de 2013, disse que faria um choque de gestão, mas que não estava disposto a fazer substituições no primeiroe scalão. Porém, um fato novo pode ter mudado essa situação. Com o afastmento judicial dos secretários de Educação (Sandra Zanete) e de Obras (Edson Sanches Filho) o quadro pode mudar, ou não. Tudo vai depender do resultado final das investigações realizadas pelo Ministério Público. A ação encontra-se na Procuradoria do MP para análise e posterior envio ao MP de Guarapuava que vai dar o seu parecer e encaminhar ao Juízo. No Departamento de Compras quem está sendo vista por lá é a advogada  Graziela, esposa do também advogado e assessor do secretário de Governo Cezar Silvestri, o Pacheco. Grazi vinha respondendo pela Procuradoria da Fundação Proteger, antiga Fubem (Fundação do Bem Estar do Menor).

Enquanto isso, a "rádio peão", denominação dada às especulações que circulam em corredores e em rodas de conversas, colocam o vereador e professor Ademir Fabiane como um nome muito cotado para substituir Sandra Zanete na Educação. Fabiane já foi candidato a vice prefeito na chapa encabeçada por Cesar Filho em 2008 e se sentiu preterido na última eleição ao ser substituído pela secretária municipal da Mulher, Eva Schran. Cabe a ele suceder Edony Kluber na presidência da Câmara de Vereadores, mas assumindo a Educação abriria espaço para outro nome no Legislativo Municipal, o que seria mais um ponto positivo no grupo político do prefeito. São ajustes comuns e necessários.

Para a Secretaria Municipal de Obras um dos nomes em evidência é o do atual diretor da Surg, Fernando Damiani.Interessados em assumir a Surg é o que não falta.

Por enquanto, fica a expectativa do guarapuavano, uma vez que essas escolhas vão mostrar como será conduzida a administração municipal daqui para frente. Mas vale lembrar que onde há fumaça, há fogo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo