A Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR), que comandou a Operação Esforço Integrado, divulgou balanço parcial nesta quarta feira (27) quando foram presas 80 pessoas e quase 1,5 tonelada de drogas apreendidas. A ação na região da fronteira também apreendeu 128 veículos, armas, munições e mercadorias contrabandeadas.. A ação teve início neste mês de junho e abrange 139 municípios do Oeste paranaense.
A operação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e acontece no Paraná e em outros 10 estados do país com o objetivo de reforçar a segurança em toda a área de fronteira. É uma das iniciativas em andamento para promover maior integração entre as forças de segurança nacionais, estaduais e municipais.
O Estado do Paraná tem 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes. Estima-se que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil.
A governadora do Paraná, Cida Borghetti, acompanhou o início da Operação Esforço Integrado, na semana passada, em Foz do Iguaçu, e destacou a importância de aumentar a presença das forças de segurança na região da fronteira. “É mais uma ação que se soma às medidas que adotamos para ampliar as atividades de segurança no Paraná”, disse.
O patrulhamento da região de fronteira está sendo feito com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), legado da Copa do Mundo de 2014, que está atuando linkado com o Centro Integrado de Comando local e o nacional.
Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.