Uma operação conjunta envolvendo a 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) e o Procon de Guarapuava encontraram irregularidades em postos de combustíveis.
De acordo com as informações da Agência Estadual de notícias, a operação para fiscalização da qualidade e quantidade de combustíveis vendidos em postos da Região de Guarapuava e Irati ocorreu entre 18 e 20 de maio. Conforme a Agência, cerca de 50 bombas de abastecimento passaram pela fiscalização.
O Ipem-PR reprovou dois bicos de bombas de combustíveis. Um deles por vazamento e outro com erro de volume, que entregava menos combustível ao consumidor. O equipamentos foram interditados e as empresas autuadas. Elas responderão processo administrativo, com multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Além disso, a Receita Estadual notificou três postos de combustíveis por inconsistências de informação no volume comercializado e emitiu autos de infração por irregularidades formais. Ainda estão sendo verificadas, por parte do fisco, algumas questões de ordem fiscal relativas ao diesel (S10 e S500), etanol e gasolina (comum e aditivada) dos estabelecimentos fiscalizados.
Por fim, os representantes da ANP recolheram amostras de gasolina para análise laboratorial, no intuito de detectar possíveis índices de adulterações. Contudo até o momento não foram encontradas inconformidades nos combustíveis fiscalizados.
Leia outras notícias no Portal RSN.