22/08/2023


Segurança

Operação Cupim termina com seis detidos em Inácio Martins

Além dos detidos, a operação teve uma autuação em flagrante de 10 mil e apreensão de madeira durante a fiscalização em madeireiras

Operação Cupim (Foto: Ascom/PC)

Uma nova operação das polícias com a Receita Estadual tem o foco em fiscalizar as madeireiras em Inácio Martins. Nessa terça (9), a ação da 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati contou com o apoio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, da 8ª CIA Independente de Polícia Militar de Irati, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental Força Verde e da Receita Estadual. A Operação Cupim busca fiscalizar e proibir ilícitos criminais e administrativos em madeireiras no município.

A operação contou com 82 policiais das forças públicas de segurança. Incluindo também fiscais da Receita Estadual que efetuaram a fiscalização em 14 madeireiras no município. De acordo com a polícia, a deflagração da operação busca reprimir os crimes ambientais e o desmatamento que são um problema crônico no município.

RESULTADO

Assim, a operação teve a aplicação de 26 autuações por infrações às normas administrativas, totalizando R$ 287.594,00 em multas. Além da apreensão de 99 m³ de madeira, seis pessoas acabaram encaminhadas à delegacia do município por ilícitos criminais ligados à atividade irregular das madeireiras fiscalizadas. Uma pessoa recebeu autuação em flagrante, pagando a fiança de R$10 mil para responder em liberdade pelos crimes praticados.

Mesmo que a economia do município seja em grande parte baseada na extração e beneficiamento de madeira, a atividade feita de forma ilegal prejudica tanto a manutenção do meio ambiente quanto o recebimento regular de impostos. Isso porque, atividade de forma ilícita deixa de recolher aos cofres públicos os valores devidos pelo o exercício regular da atividade.

A PCPR pede a colaboração da população com informações que auxiliem nas investigações de crimes ligados ao desmatamento e beneficiamento de madeira nativa de madeira ilegal. Por fim, os moradores podem denunciar de forma anônima pelo número 181.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo