Uma nova operação das polícias com a Receita Estadual tem o foco em fiscalizar as madeireiras em Inácio Martins. Nessa terça (9), a ação da 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati contou com o apoio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, da 8ª CIA Independente de Polícia Militar de Irati, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental Força Verde e da Receita Estadual. A Operação Cupim busca fiscalizar e proibir ilícitos criminais e administrativos em madeireiras no município.
A operação contou com 82 policiais das forças públicas de segurança. Incluindo também fiscais da Receita Estadual que efetuaram a fiscalização em 14 madeireiras no município. De acordo com a polícia, a deflagração da operação busca reprimir os crimes ambientais e o desmatamento que são um problema crônico no município.
RESULTADO
Assim, a operação teve a aplicação de 26 autuações por infrações às normas administrativas, totalizando R$ 287.594,00 em multas. Além da apreensão de 99 m³ de madeira, seis pessoas acabaram encaminhadas à delegacia do município por ilícitos criminais ligados à atividade irregular das madeireiras fiscalizadas. Uma pessoa recebeu autuação em flagrante, pagando a fiança de R$10 mil para responder em liberdade pelos crimes praticados.
Mesmo que a economia do município seja em grande parte baseada na extração e beneficiamento de madeira, a atividade feita de forma ilegal prejudica tanto a manutenção do meio ambiente quanto o recebimento regular de impostos. Isso porque, atividade de forma ilícita deixa de recolher aos cofres públicos os valores devidos pelo o exercício regular da atividade.
A PCPR pede a colaboração da população com informações que auxiliem nas investigações de crimes ligados ao desmatamento e beneficiamento de madeira nativa de madeira ilegal. Por fim, os moradores podem denunciar de forma anônima pelo número 181.
Leia outras notícias no Portal RSN.