A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça feira (6) uma operação contra uma operadora pirata de TV por assinatura que atua em 16 estados do país. Serão cumpridos nove mandados de prisão e 34 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Goiás, além de diligências em Portugal com a cooperação da polícia internacional.
Os mandados são cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Santana do Livramento, Lajeado(RS), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), São Paulo, Santos, Santo André, Americana eOsasco (SP).
De acordo com a PF, a operadora de TV por assinatura pirata conta com mais de 10 mil clientes espalhados pelos 16 estados brasileiros e, possivelmente, na Europa.
As investigações foram motivadas a partir de denúncias de contrabando e descaminho de aparelhos de captação de sinal de TV por assinatura.
A polícia apurou que diversas pessoas atuavam na captação e distribuição fraudulenta de chaves e sinal para acesso a canais pagos, que eram comercializadas de forma fraudulenta com clientes que buscavam o serviço mais barato.
Várias células que atuavam em parceria com a organização criminosa na distribuição de equipamentos trazidos do exterior e na comercialização das chaves foram identificadas no decorrer da operação, batizada de Fake Sat.
Conforme a PF, os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, contrabando, descaminho e estelionato. Uma entrevista coletiva será concedida na Superintendência da PF em Porto Alegre na tarde desta terça (6).