A Receita Estadual do Paraná deflagrou uma operação conjunta com a Polícia Militar em União de Vitória nessa segunda (9). O objetivo foi verificar o a falta de pagamento do IPVA e o transporte de mercadorias sem documentação.
De acordo com a assessoria, os veículos com o pagamento pendente do IPVA foram notificados e tem cinco dias para regularizar os débitos. Já os veículos com dois ou mais exercícios em aberto foram intimados a regularizar as pendências pois segundo o Artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo somente está licenciado com o pagamento do imposto, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e eventuais multas emitidas para o veículo.
BALANÇO
A Receita Estadual divulgou ainda que foram verificados 821 veículos. Deste total, 93 estavam irregularidades, representando R$ 90.700 de impostos não recolhidos. Além disso, 32 estavam com o IPVA vencido por dois ou mais exercícios.
A assessoria destacou ainda que foram lançados quatro autos no valor aproximado de R$10 mil. A assessoria destacou que a ação teve o intuito de orientar os motoristas. Contudo, no decorrer da agenda, os veículos irregulares serão passíveis de multa de natureza gravíssima. Por isso, os motoristas podem ter o veículo apreendido até a regularização da documentação ser comprovada.
A Receita orienta que os motoristas regularizem os débitos, que podem ser parcelados pela internet ou ainda em uma Agência de Receita Estadual.
Leia outras notícias no Portal RSN.