22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Operação Geada termina com 30 abordagens nas ruas de Guarapuava

A operação tem o objetivo de abordar pessoas em situação de rua, para fazer orientações e encaminhamentos, devido ao frio intenso

Operação-geada-39-scaled

A operação tem o objetivo de abordar pessoas em situação de rua, para receber orientações e encaminhamentos, devido ao frio intenso (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Com o frio intenso, as pessoas em situação de rua acabam sendo as mais vulneráveis nessa estação. Por isso, as equipes da Prefeitura de Guarapuava e das Forças de Segurança promoveram a Operação Geada. Nesta edição, houve a abordagem de 30 pessoas e 10 receberam encaminhamento.

De acordo com as informações, o objetivo é atender e encaminhar as pessoas em situação de rua para locais seguros. Nessa quarta (31), os profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em conjunto com as Forças de Segurança, e apoio das Secretarias de Trânsito e Transporte e da Saúde percorreram a cidade para prestar atendimento.

Conforme a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Elenita Lodi, o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, para a melhor aceitação aos serviços públicos. “O principal objetivo desta operação é a triagem das pessoas que se encontram em situação de rua, principalmente neste período que o inverno se aproxima”.

ABORDAGENS

Entre os abordados, havia estrangeiros, que a Polícia Federal efetuou o cadastro e deu orientações. Para a secretária Elenita, a presença das forças de segurança é fundamental para os procedimentos. “Já tivemos histórico de abordagem feito somente pela equipe da Assistência, mas não obtivemos sucesso, devido ao uso e abuso de álcool ou substâncias químicas”.

Portanto, se faz necessário a presença das forças de segurança para auxiliar e encaminhar aqueles que ainda possuem algum débito com a Lei ou o pessoal da saúde encaminhar os que precisam de atendimento médico.

Vale ressaltar que o encaminhamento é feito de forma voluntária. Então, em casos de recusa, as equipes apenas orientam as pessoas que se encontram nas ruas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo