Com o frio intenso, as pessoas em situação de rua acabam sendo as mais vulneráveis nessa estação. Por isso, as equipes da Prefeitura de Guarapuava e das Forças de Segurança promoveram a Operação Geada. Nesta edição, houve a abordagem de 30 pessoas e 10 receberam encaminhamento.
De acordo com as informações, o objetivo é atender e encaminhar as pessoas em situação de rua para locais seguros. Nessa quarta (31), os profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em conjunto com as Forças de Segurança, e apoio das Secretarias de Trânsito e Transporte e da Saúde percorreram a cidade para prestar atendimento.
Conforme a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Elenita Lodi, o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, para a melhor aceitação aos serviços públicos. “O principal objetivo desta operação é a triagem das pessoas que se encontram em situação de rua, principalmente neste período que o inverno se aproxima”.
ABORDAGENS
Entre os abordados, havia estrangeiros, que a Polícia Federal efetuou o cadastro e deu orientações. Para a secretária Elenita, a presença das forças de segurança é fundamental para os procedimentos. “Já tivemos histórico de abordagem feito somente pela equipe da Assistência, mas não obtivemos sucesso, devido ao uso e abuso de álcool ou substâncias químicas”.
Portanto, se faz necessário a presença das forças de segurança para auxiliar e encaminhar aqueles que ainda possuem algum débito com a Lei ou o pessoal da saúde encaminhar os que precisam de atendimento médico.
Vale ressaltar que o encaminhamento é feito de forma voluntária. Então, em casos de recusa, as equipes apenas orientam as pessoas que se encontram nas ruas.
Leia outras notícias no Portal RSN.