*Reportagem atualizada às 15h13 do dia 5/9 para inclusão de informação.
A Receita Estadual do Paraná divulgou nessa quarta (4) o resultado da Operação ‘Dose Certa’. As ações foram deflagradas em 60 empresas do ramo de bebidas em função de divergências entre o estoque de mercadorias encontrado nos estabelecimentos. Além disso, foi constatada a falta de documentação fiscal regulamentar. Guarapuava é uma das regionais que mais registraram irregularidades.
De acordo com a assessoria, mais de 120 auditores fiscais participaram da operação. Além disso, algumas verificações fiscais ainda estão em curso, o que significa que novos autos de infração podem ser lavrados.
“O objetivo da operação foi coibir a sonegação no setor de bebidas em geral, mas as bebidas alcoólicas foram as que apresentaram mais problemas em virtude de terem uma carga tributária maior”, explicou o inspetor-geral de Fiscalização da Receita, Linor Nespolo.
RESULTADO
A Receita Estadual divulgou como resultado o cancelamento da licença de cinco estabelecimentos em função de irregularidades em sua constituição. Eles são das regionais de Ponta Grossa, Cascavel, Jacarezinho, Umuarama e Guarapuava. As duas últimas regionais, ao lado de Curitiba, foram as que registraram mais casos de sonegação.
“As operações da Receita Estadual pretendem evitar prejuízos à sociedade paranaense e à manutenção dos serviços públicos”, destaca Nespolo. Além disso, ele adianta que estão em curso monitoramentos tanto no setor de bebidas como em outros e nova operações serão desencadeadas. A Receita Estadual aplicou R$ 14 milhões em multas.
REGIONAL DE GUARAPUAVA
De acordo com a Receita, 20 empresas na Região de Guarapuava foram fiscalizadas. Ao todo, foram emitidos 13 autos no valor de aproximadamente R$ 234 mil. Além disso, em Cantagalo uma empresa teve a licença cancelada.
Ainda na Região, uma empesa está sendo verificada e outras duas ainda auditadas.
Leia outras notícias no Portal RSN.