Foi deflagrada nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2014, na Região Metropolitana de Curitiba, a Operação Quimera. A ação, realizada por agentes do GAECO (Grupo Especial de Atuação de Combate ao Crime Organizado) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), visa combater crimes de concussão (exigência de dinheiro ou vantagem em razão de função pública), corrupção e tráfico de drogas.
Ao todo, são 56 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão temporária, expedidos pela 2.ª Vara Criminal de Colombo. Os mandados de prisão incluem oito guardas municipais (sete de Colombo e um de São José dos Pinhais), além de dois policiais militares. As investigações estão em curso há seis meses. O esquema consistia em abordagens feitas por agentes públicos a traficantes, no qual eram retiradas armas e drogas de posse dos criminosos, para revender posteriormente.
A Sesp cedeu ao Gaeco 51 viaturas e policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), do serviço reservado e das corregedorias da Polícia Militar e Civil. Ao todo, 204 policiais participaram da ação integrada. “Esta é a primeira operação da Secretaria da Segurança Pública com o Gaeco, mostrando a determinação do governador Beto Richa em combater o crime organizado inclusive, se necessário, prendendo policiais envolvidos com a criminalidade. Já determinei ao comandante-geral da Polícia Militar, o afastamento imediato dos policiais presos durante a ação. A operação marca um novo momento da relação entre a Secretaria da Segurança Pública e o Ministério Público na parceria para combater a corrupção e a criminalidade no Estado”, diz o secretário Fernando Francischini.