22/08/2023


Geral Guarapuava

Operação Tiradentes envolve 3,8 mil policiais militares

imagem-131985

Da Redação, com Marcia Santos

Guarapuava – A Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, foi o ponto de partida da Operação Tiradentes em homenagem ao Patrono das Polícias do Brasil, alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Em Guarapuava o lançamento aconteceu no Quartel do 16o Batalhão da Polícia Militar.

As polícias militares e o Corpo de Bombeiros de todos os estados brasileiros desencadeiam a ação que iniciou-se às 14 horas de quinta (20) e seguem até às 10 horas de sábado (22). Aproximadamente 3,8 mil militares estaduais e 1,2 mil viaturas participam das atividades em todo o Paraná.

De acordo com a PM, as ações ocorrem em todo o país com abordagens, bloqueios e o policiamento presença em diversos pontos. “É uma operação com ações proativas, preventivas e ostensivas, atendendo às situações de urgência e emergência, mas congregados numa atividade coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG). Todas as Polícias Militares do Brasil estão integradas para comemorar Tiradentes e preservar da ordem pública”, explicou o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Segundo o coronel Tortato, o objetivo da ação é prevenir e coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio, proporcionando uma maior segurança à população. “Nosso foco é o cidadão e nossas ações predominantemente preventivas. Atenderemos aquelas demandas emergenciais que são geradas através do 190. Entre policiais e bombeiros militares temos quase 3,8 mil profissionais de segurança pública e 1,2 mil viaturas para desenvolver atividades operacionais e atividades técnicas em todo o território paranaense”, destaca.

OPERAÇÃO TIRADENTES

A operação foi determinada durante a primeira reunião de 2017 do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) para que fosse feita pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros de cada unidade federada. No Paraná as ações acontecem em Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado.

O intuito da operação é coibir e prevenir diversos crimes contra o patrimônio e a pessoa através do policiamento a pé, motorizado e a cavalo nos eixos comerciais e de maior circulação, bem como locais pré-definidos conforme levantamento prévio. As ações contam com bloqueios e blitz de trânsito nas principais vias de acesso urbanas e rodoviárias, e abordagens para capturar foragidos da justiça, apreender armas e drogas, contrabandos e descaminhos, além de cumprir mandados expedidos pela justiça.

Participam das atividades o efetivo administrativo, bem como as unidades especializadas: Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Regimento de Polícia Montada (RPMon), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo