Após mais de 70 dias de atividades, a ‘Operação Verão’ foi concluída em Guarapuava nessa terça feira (5). No município, desde 21 de dezembro foram feitas 402 orientações, 226 advertências e oito salvamentos a banhistas e frequentadores do Parque Recreativo do Jordão. O local foi escolhido como centro das atividades dos cinco guarda-vidas civis e dois guarda-vidas militares que atuaram nos fins de semana na região, das 8h às 20h. Além disso, ao longo da temporada, dois guarda-vidas militares trabalharam também em dias úteis para dar segurança e tranquilidade aos guarapuavanos e turistas.
O reforço neste período contribuiu para que o balanço final da Operação não registrasse nenhuma morte por afogamento na temporada 2018/2019. Na temporada passada também não houve óbito durante o período da operação no Parque do Jordão. Segundo um dos coordenadores, 2º Sgtº Geraldo Duarte da Silva Jr, do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, os registros de óbito, quando ocorrem, estão fora dos atos da Operação.
Leia também:
Morte de jovem no Jordão, em Guarapuava, acende discussão sobre cuidados no rio
Bombeiros salvam duas pessoas de afogamento no Jordão, Guarapuava
“Durante a temporada oficial é muito difícil ocorrer mortes por afogamento devido a presença dos guarda-vidas no parque. Mas já houve temporadas que tivemos óbitos por afogamento fora do horário ou fora da área de atuação dos guarda-vidas”, enfatizou.
Além da reforço humano, houve também sinalização aos banhistas do Parque. Segundo Duarte, “foram utilizadas bandeiras orientando as condições de banho nos locais, sinalização nos pontos onde não haviam guarda-vidas e placas”.
Com o encerramento da ‘Operação Verão’, a partir desta quarta feira (6) não há mais a presença de guarda-vidas no Parque Recreativo do Jordão, em Guarapuava.