22/08/2023
Região Segurança

Operação Vida aborda mais de 300 pessoas na Região de Guarapuava

A operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu

WhatsApp Image 2021-01-29 at 21.53.17

Operação Vida aborda mais de 300 pessoas na Região de Guarapuava (Foto: Ascom/Polícia Militar)

Os policiais militares de Guarapuava trabalharam na Operação Vida na noite dessa sexta (29). Assim, atuaram na prevenção dos crimes e no combate à criminalidade em toda a área do 16º BPM. A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano estadual e vai atuar especialmente nos municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná.

Desse modo, o objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida. A operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu. Além disso, foi planejada tendo em vista o último balanço feito pela PMPR em 2020. Esse, que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019.

Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e porte/posse irregular de arma de fogo.
Com base nesta análise, se constatou a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.

RESULTADOS

Na operação quatro pessoas foram presas, 394 abordadas. Bem como, 154 veículos abordados e uma arma e fogo apreendida. Os policiais recolheram um veículo e apreenderam 351 gramas de maconha, 10,8 gramas de cocaína e R$ 5.200 em dinheiro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.