22/08/2023
Brasil Economia

Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir de hoje (4)

Transferências e pagamentos de pessoas físicas terão limite entre 20h e 6h. Medida busca evitar fraudes, sequestros e roubos

pix

Transferências e pagamentos de pessoas físicas terão limite entre 20h e 6h. Medida busca evitar fraudes, sequestros e roubos (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir de hoje (4), as transferências e pagamentos por feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h terão limite de R$ 1 mil. A medida foi aprovada pelo Banco Central (BC) em setembro. O objetivo é impedir fraudes, sequestros e roubos noturnos. Contudo, as contas de pessoas jurídicas não sofreram alterações.

Conforme a Agência Brasil, a restrição vale tanto para transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meios de pagamento. Entre eles, transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC). E ainda, pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos serão efetivados de 24h a 48h após o pedido. Além disso, as instituições financeiras também devem oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite.

De acordo com a Agência, será permitido o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

Na semana passada, o BC estabeleceu medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos. Entretanto essas medidas só entrarão em vigor em 16 de novembro. Entre elas está o bloqueio do recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72h, em caso de suspeita de fraude na conta beneficiada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.