22/08/2023


RSN na Copa do Mundo

Opinião: Ode a Copa do Mundo

imagem-75152

Por Luiz Carlos Knuppel Junior

 

Existe algo mais brasileiro do que o Maracanã lotado em um domingo de sol e do Cristo Redentor de braços abertos para a “Casa do Futebol”.  A imagem de nossa brasilidade, exposta para todos os cantos do mundo durante a transmissão da final da Copa, certamente conquistou aqueles que ainda não haviam sido cativados pelo Brasil e pela Copa.

Talvez nenhuma outra imagem represente tão bem o desfecho desta Copa do que o Cristo, o céu e o Maracanã.  Esta cena tão comum a nós brasileiros foi a última de muitas outras imagens e características tão nossas que encantaram quem visitou ou mesmo de longe acompanhou a Copa do Mundo.

O engraçado de tudo isso é que antes do Mundial nos preocupávamos com as obras nos estádios, com os aeroportos, com o caos no trânsito e com enorme possibilidade que esses problemas trouxessem uma péssima impressão nos turistas.

Já depois da Copa percebemos que a boa impressão que deixamos, pouco tem a ver com as novas obras, mas sim com o que sempre esteve por aqui. O Cristo sempre esteve aqui,  a atmosfera do Maracanã sempre foi a mesma e principalmente o “jeitinho brasileiro” de receber e tratar bem sempre esteve presente por aqui.

Se a nossa seleção não conseguiu o título, e passou muito longe disso, o povo brasileiro pode se orgulhar de ser um cidadão campeão que foi o principal responsável por fazer desta copa uma das maiores, se não a maior de todos os tempos. Não é a toa que o povo brasileiro foi apontado pelos torcedores estrangeiros como uma das melhores coisas do país.

Não à toa também 97% destes estrangeiros esperam voltar ao Brasil em breve, conforme constatou uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgada hoje (14) pelo Ministério do Turismo.

É obvio que o bom funcionamento de estruturas fundamentais como Aeroportos, rodoviárias, centro de imprensa, áreas para acampamentos, hotéis, estádios, entre outros, também corrobora para este número e surpreendentemente o Brasil foi muito bem nestes aspectos também.

Se antes da Copa a preocupação com tais estruturas era latente, durante o mundial tudo pareceu funcionar nos conformes e quando houve falhas, a vontade e prestatividade do brasileiro minimizaram os problemas.

Antes que eu seja duramente criticado e chamado de mentiroso ou algo parecido, deixo registrado que as opiniões expressas neste espaçoi são as mesmas compartilhadas pela imprensa estrangeira e especializada e também por torcedores e entidades de relevância. Basta ver os links abaixo:

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/06/22/opinion/1403462663_410528.html

http://globotv.globo.com/globonews/jornal-das-dez-na-copa/v/imprensa-estrangeira-fez-duras-criticas-antes-da-copa-mas-acabou-se-rendendo-a-ela/3495177/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/copa-no-brasil-foi-um-sucesso-diz-blatter-ao-passar-sede-russia

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/30/pesquisao-uol-copa-para-imprensa-estrangeira-brasil-sedia-melhor-mundial.htm

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/13/deportes/1405288793_246222.html

https://uk.eurosport.yahoo.com/blogs/reda-maher/brazil-360-brazil-beauty-just-evident-beast-234415241.html

https://uk.eurosport.yahoo.com/blogs/the-rio-report/why-brazil-2014-shaping-best-world-cup-ever-104131658.html

http://www.irishtimes.com/sport/soccer/international/curitiba-a-city-with-unique-charms-1.1843955

http://www.lemonde.fr/coupe-du-monde/article/2014/06/21/l-improvisation-a-la-bresilienne-se-revele-a-la-hauteur-de-l-evenement_4442780_1616627.html

http://www.nytimes.com/video/sports/100000002937419/reaction-to-brazils-first-goal.html?smid=fb-share

Outra ressalva importante a se fazer, e que infelizmente é necessária nos dias atuais, já que vivemos a guerra descontrolada entre esquerdistas e direitistas, é que não tenho intenção alguma de elogiar um ou outro lado da politica nacional.

EM CAMPO:

Dentro de campo a Copa foi tão espetacular quanto fora. Gols e mais gols, jogos e mais jogos, recordes quebrados, momentos marcantes, vitórias, derrotas, risadas, gritos, choros e emoção, muita emoção.

No gramado indiscutivelmente a Copa do Brasil foi a melhor que me recordo. Não houve sequer um dia de Copa do Mundo que não tenha sido histórico, um jogo que não tenha sido marcante.

Infelizmente talvez a única mácula no campeonato seja justamente o vexame de nossa seleção, que amargou um pouco da torcida, mas que não chegou a estragar a festa da Copa. Se os alemães jogaram água em nosso chopp tratamos logo de tomar o chopp deles e com eles e torcer pela vitória alemã.

E assim seria se qualquer outra seleção nos tivesse deixado pelo caminho.

O brasileiro mostrou que não é apaixonado apenas pela seleção, mas sim por seu país, pelo futebol e pelas pessoas que a cá estão ou que vem nos visitar, sejam elas argetinas, alemãs, italianas, americanas ou de qualquer outra nacionalidade. O brasileiro mostrou que a Copa do Brasil não é apenas uma festa nossa, é uma festa e uma Copa do Mundo
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo