22/08/2023



Política

Oposição e parte da situação se unem para derrubar voto secreto na Câmara

Dois vereadores oposicionistas ao prefeito Fernando Ribas Carli, Nélio Gomes da Costa e Eva Schran com o aval do líder da Bancada Carlista, Elcio Melhem assinam requerimento para que o voto na Câmara volte a ser aberto.

A matéria entrou na última sessão da semana, terça-feira (16), e pede que o Projeto de Resolução de autoria de Nélio seja desarquivado e volte à Ordem do Dia para ser discutido. Porém, em seguida o próprio Elcio Melhem, um dos autores do requerimento, pediu a retirada da matéria por 30 dias. “Pedi vistas por 30 dias para que outros vereadores possam apreciar melhor a matéria e entendam a importância dessa proposta e aprovem o projeto”, explicou Melhem. Para que o Projeto de Resolução seja aprovado são necessários 7 votos, ou seja, a maioria absoluta.

Esse projeto tramita na Câmara há cerca de um ano e meio, já foi aprovado pela Comissão de Justiça e Redação e tem parecer favorável da Mesa Executiva para tramitação. De acordo com o artigo 265 do Regimento Interno da Câmara, qualquer PR que modifique essa legislação, após ser lido em plenário deve ser encaminhado à Mesa para apreciação.
“Tudo isso foi feito, mas não houve continuidade e o projeto está parado”, disse Nélio à RSN nesta quarta-feira (17). De acordo com o vereador “tucano”, ele e os demais vereadores de oposição (Eva, Antenor, Thiago Cordova) sempre defenderam a abertura dos votos na Câmara.

“Entendemos que a população deve saber quais são os vereadores que votam de acordo com os interesses populares e não segundo a vontade do prefeito. Por isso, insistimos nessa matéria”, afirmou. “Eu queria que esse projeto fosse aprovado ontem mesmo e que o voto passasse a ser transparente”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo