A Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou na primeira de três votações o Projeto de Lei que cria a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Para que a matéria entrasse na pauta desta noite a vereadora Nerci Guiné (PHS) pediu a dispensa dos prazos regimentais, já que a matéria foi aprovada pelas comissões pelas quais foi analisada. O resultado foi unanime e obteve pareceres de vereadores da bancada oposicionista. Na sessão de amanhã, terça-feira (05), a matéria entra em segunda votação e uma sessão extraordinária será realizada para que o PL seja concretizado.
A iniciativa foi elogiada pela vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB), da bancada oposicionista. “Quando devemos criticar, nós o fazemos, mas quando deve ser elogiado, assim o fazemos”, disse a vereadora. Ela lembrou que a implantação da Secretaria é uma reivindicação antiga de várias entidades e de mulheres. “Muitos desafios existem pela frente. Temos em Guarapuava um dos maiores indicadores de violência doméstica”, lembrou a vereadora. O líder da bancada de oposição, Elcio Melhem (PP) também elogiou a iniciativa do prefeito Cesar Filho. “Devemos elogiar a iniciativa do prefeito que agasalhou essa reivindicação, mas não podemos esquecer o trabalho das entidades”, observou.
O petista Geraldo Pacheco também enalteceu a iniciativa e lembrou que 50% da população brasileira é feminina. “Já temos uma presidenta, que é a Dilma, e vamos ter uma governadora que a Gleisi. Essa secretaria vai ter o respaldo de uma secretaria em Brasília que foi criada pelo ex-presidente Lula e que tem muitos recursos”, afirmou.
De acordo com a vereadora Maria José, são pouquíssimos os municípios, principalmente, no Paraná que possuem uma Secretaria da Mulher.