22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava

Ordem paramaçônica reúne mulheres para ações solidárias

Mulheres da 'Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul' promovem campanhas e confeccionam kits maternidade para hospitais de Guarapuava

Leonilda, Larissa e Aline da Fraternidade Feminina) (Foto: Guilherme Antunes/RSN)

Mulheres da ‘Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul’ se reúnem em encontros mensais às 19h30, para a definição de ações filantrópicas. Os encontros da ordem paramaçônica são compostos de mulheres comprometidas com causas sociais. De acordo com a presidente, Larissa Samartino, trata-se de mulheres, que acreditam que podem contribuir para diminuir as mazelas materiais e afetivas que atingem grande parte da população.

Com ponto de encontro na Loja Maçônica ‘Philantropia Guarapuavana’, a ordem existe em Guarapuava desde a década de 60. Mas há 10 anos retomou as atividades. Além da arrecadação de materiais escolares em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), neste ano, agora as atenções se voltam para a Páscoa. Conforme a vice-presidente, Aline Musial, a arrecadação envolve colégios particulares, as seis lojas maçônicas e as ordens paramaçônicas.

“Ainda estamos selecionando para qual instituição os chocolates serão entregues”. Outras datas especiais também merecem a atenção do grupo de voluntárias. Dia das Crianças, Natal, campanha do agasalho, entre outros, também estão no cronograma.

KIT MATERNIDADE

Se situações pontuais pautam o dia a dia do grupo de voluntárias, as componentes de mais idade, tecem no tricô e no crochê as linhas da solidariedade. Coordenado por Leonilda Fiorentino, esse grupo confecciona peças básicas que vão compor kits para recém-nascidos. São entregues 20 kits nas maternidades dos hospitais São Vicente e Novo Santa Tereza. “São 10 para cada um”.

Fraldas descartáveis, manta, sapatinhos, toucas, toalha, pijama, são algumas da peças do kit. E mais uma vez surge a parceria com o Sesc. De acordo com Larissa, a entidade possui um grupo de tricoteiras e de crocheteiras que também doam para os kits.

DOAÇÃO DE MATERIAIS

Quem quiser contribuir com o projeto, pode doar sobras de lãs, roupas (podem ser usadas) para bebê, fraldas e outros produtos. Conforme Larissa Samartino, como esse público é de Guarapuava e de municípios da Região, o desejo da ‘Fraternidade Feminina’ é colocar produtos de higiene também para a mãe.

“Queremos colocar sabonetes, absorventes, shampo, óleo infantil e outros produtos para crianças. A nossa intenção é também ampliar o número de kits”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo