A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guarapuava se prepara para ser a anfitriã de 1,2 mil atletas, oriundos de 300 municípios paranaenses, e que estarão no terceiro planalto, entre 8 e 13 de setembro, para a Olimpíada Estadual das Apaes. Para isso, a entidade está em busca de voluntários, principalmente para a logística de alimentação. De acordo com a presidente Márcia Cristina Nagase, 60 pessoas já estão cadastradas, mas ainda é preciso ampliar esse número.
“Teremos três turnos: das 7h30 às 11h; das 11h às 14h e das 14h às 22h. É nesse último que fica mais complicado”. Segundo Márcia, interessados em ajudar devem ligar para (42) 3623-2544.
Muito mais do que participar em busca de vitórias no esporte, os atletas buscarão superar as barreiras que enfrentam no dia a dia, contra o preconceito, a discriminação, as limitações físicas e mentais. Serão disputadas 11 modalidades esportivas, individuais e coletivas, no complexo esportivo da cidade. São quadras, ginásios de esportes e pista de atletismo que, das 9h às 22h, sediarão os eventos.
Segundo Márcia, a participação do público guarapuavano será fundamental para motivar os atletas. No total, serão distribuídas 720 medalhas, entre bronze, prata e ouro.
“Pedimos que as pessoas prestigiem as competições, aplaudam os nossos atletas”.
Para a organização da olimpíada, evento que vai selecionar os representantes do Paraná para a etapa nacional, a equipe da Apae Guarapuava começou a se movimentar há dois anos e meio, principalmente, devido ao porte do evento. Segundo Márcia, estão sendo investidos cerca de R$ 800 mil, oriundos do Governo do Estado, emendas parlamentares estaduais e federais, e recursos do município.
“A Prefeitura de Guarapuava está com uma participação fundamental neste evento. O prefeito Cesar Filho está sendo um parceiro muito importante”.