22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Orientações da Energisa evitam acidentes elétricos durante feriado

A Energisa orienta à comunidade sobre os riscos da eletricidade, pois práticas comuns podem causar acidentes, principalmente com crianças

Energisa dá orientações de cuidados com a eletricidade (Foto: Reprodução/Freepik)

Semana de feriado prolongado pode ser sinônimo de viagem em família ou de muita comida, música e diversão em casa. Por isso, a Energisa Sul-Sudeste reforça as orientações de segurança, com o intuito de conscientizar a comunidade. De acordo com o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, as práticas mais comuns aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade.

É importante reforçar o risco de improvisar extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida.

Para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou fazer aquele churrasco em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins (Ts) para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e “puxar energia”.

Fazer esses serviços sem os devidos conhecimentos técnicos é se expor ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande.

Aos adeptos às piscinas fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.

BRINCADEIRA SEGURA

Já que o assunto é folga, a Energisa reforça o alerta aos pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças. Os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo. Assim, eles não colocam plugues na boca, nem mexem em fios ou inserem objetos na tomada. Por falar em tomada, não permita que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando. Não conecte vários aparelhos na mesma tomada. Pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.

Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.

NA ESTRADA

Quem vai aproveitar para sair de casa um pouco, a Energisa orienta sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes. Uma ocorrência como essa representa inúmeros problemas para motoristas, passageiros, pedestres e comunidade em geral.

Quando falamos da segurança, além de fraturas e outros problemas físicos que os envolvidos podem sofrer, as colisões em postes potencializam os riscos de curto-circuito, incêndio, choque elétrico e fatalidade. 

Além disso, outras pessoas correm o risco de sofrer um choque elétrico, até fatal, ao ter contato com cabos energizados caídos no chão ou sobre o veículo. “É imprescindível que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que vai executar os procedimentos com a máxima segurança”.

Quem se deparar com um acidente precisa manter a distância e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com a Energisa pelo 0800 70 10 326, que enviará equipes no local para executar os procedimentos com toda a segurança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo