A Orquestra Sinfônica do Paraná abriu nesta quarta (16) a temporada de concertos presenciais. E um dos destinos da sinfonia é o município de União da Vitória em março. Sendo assim, a nova temporada artística será marcada com as obras de Tchaikovsky e de Grieg. Inclusive, o compositor brasileiro Ronaldo Miranda também vai fazer parte da apresentação.
Para quem é amante da arte, o concerto promete os clássicos do compositor russo, já que Tchaikovsky é um dos compositores mais queridos pelo público. Dessa forma, o público vai apreciar a Sinfonia nº 6, também conhecida como Sinfonia Patética. O irmão de Tchaikovsky deu esse nome quando questionado qual seria a melhor maneira de batizar uma sinfonia simples.
Além disso, a Orquestra Sinfônica do Paraná também apresentará a Suíte de Peer Gynt, de Edvard Grieg, e Variações Temporais, do compositor brasileiro Ronaldo Miranda. Quem quiser assistir, a entrada será de graça.
No entanto, a organização ainda vai divulgar as datas e outras informações do concerto. Até lá, o público pode acompanhar todas as novidades da programação pelo Facebook da OSP e Instagram. Inclusive, a apresentação conta com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). Aliás, o Instituto também produzirá a série virtual Clássicos Regionais e outros concertos presenciais durante a Temporada 2022.
TCHAIKOVSKY
Tchaikovsky é conhecido pelos traços romântico e dramático nas obras. O que, para ele, se tratava de uma obra simples, o público percebe que é uma sinfonia cercada de mistério. Por isso, a Sinfonia nº 6 é melancólica, pois acabou sendo a última obra escrita pelo compositor. Contudo, apenas nove dias após a estreia, o compositor morreu e até hoje não se sabe as circunstâncias.
Leia outras notícias no Portal RSN.