Acabo de ler na Rede Sul que não foram registradas ocorrências policiais durante a realização do "Natal dos Anjos", na noite desta quarta-feira, no Parque do Lago, palco de crimes assustadores nas últimas semanas.
Está aí solução: onde há paz, fraternidade, cultura, congraçamento, espíritos elevados, a criminalidade não tem vez. Podem até acontecer casos relacionados à miséria, mas o problema é quando a violência começa a fazer parte da "cultura" de um povo, que idolatra o enfrentamento, a brutalidade humana.
O senso comum em Guarapuava já passou dessa fase, dos tempos em que as pendengas se resolviam no braço e, mais antigamente ainda, marcava-se duelo na Rua XV, estilo faroeste norte-americano.
O "Natal dos Anjos" veio com uma decisão de coragem do prefeito Cesar Silvestri Filho, que resolveu bancar o evento mesmo com risco de chuvas (tinha sido adiado, justamente por causa de um temporal).
A partir de agora, o centro da cidade, no Lago, ganha programação cultural no verão, mais a pista nova de skate, um lance bem bolado pelo secretário Celso Goes (Esportes).
Em meio às turbulências, que os anjos continuem dizendo amém.