Brasília – O senador Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal, defende que haja compensação aos produtores que preservarem as fontes de água. Na opinião do parlamentar paranaense, o novo Código Ambiental que está em discussão no Congresso, deve ser adequado à realidade e premiar quem conserva o meio ambiente. Se discute muito o meio ambiente, mas é necessário que todos façam a sua parte. Defendo que os produtores rurais que preservem a água sejam compensados por isso. Á água é um bem finito. Entendo que quem preserva deve ser premiado, afirma.
Osmar Dias considera que a preservação ambiental é de responsabilidade de todos, não apenas do produtor rural. A lei ambiental deve ser adequada à realidade. É discussão que precisa de seriedade e não de demagogia, frisa Osmar Dias.
O líder pedetista defende ainda que para propriedades de até seis módulos rurais (área mínima para que uma propriedade seja viável economicamente) não haja a exigência da reserva legal, mas somente a obrigatoriedade da preservação das matas ciliares e das fontes de água. Defendo o direito de preservar e de produzir. Ou defendemos isso ou estaremos mandando os agricultores familiares para a fila do desemprego nas regiões metropolitanas, destaca o senador.
Segundo Osmar, preservar o meio ambiente é tarefa de cada cidadão que espera uma legislação nova, com menos conflitos e que possa ser cumprida. De nada adianta a mata ciliar preservada ao lado de um rio poluído pelas cidades que não tratam a água. Todos têm responsabilidade na preservação, finaliza Osmar Dias.