22/08/2023
Política

Osmar defende propostas de governo em entrevista à Rádio Banda B

imagem-18644

O trabalho de recuperação de dependentes químicos em parceria com igrejas e entidades do terceiro setor é um dos principais projetos do candidato Osmar Dias, da coligação A União Faz um Novo Amanhã. Em entrevista ao vivo à rádio Banda B, nesta terça-feira (20), Osmar afirmou que será feito “um grande mutirão para devolver a liberdade para aqueles que enfrentam o problema da dependência química”.
“Uma família que não tem condições de pagar por uma clínica de tratamento não pode continuar perdendo seu filho. O Estado tem que colocar à disposição da sociedade estruturas capazes de oferecer a possibilidade de se livrar da dependência”. Segundo o candidato, o Estado não tem como criar estas estruturas, mas pode ampliar e fortalecer o trabalho já feito por instituições.
Para ajudar no combate ao consumo de drogas, o candidato propõe o desenvolvimento de políticas preventivas especialmente nas escolas. “Os educadores já fizeram um pacto comigo e vamos trabalhar firme na prevenção e na conscientização”, afirmou.

O combate ao tráfico de drogas também recebe atenção especial no Plano de Governo de Osmar Dias. A proposta é ampliar, gradativamente, o contingente policial para 22 mil. Hoje, são 17 mil policiais militares e 3 mil policiais civis. Osmar afirmou que haverá melhor distribuição dos policiais, que devem deixar as funções administrativas para atuar nas ruas. O policiamento também será ampliado na área de fronteira do Paraná, inclusive com a participação do Exército.

Confira os principais trechos da entrevista:
Projetos sociais – “Nosso compromisso é manter os avanços e procurar avançar ainda mais”, afirmou. Ele citou o projeto Leite das crianças, que distribui um litro de leite para 160 mil famílias. Este número será ampliado para 220 mil. O candidato também falou sobre os programas Luz para Todos, que facilita o acesso à energia elétrica, e Trator Solidário, que disponibiliza tratores mais baratos e a juros menores que os de mercado aos produtores rurais.
Educação e oportunidades para todos – Educação em tempo integral é a bandeira defendida por Osmar Dias. A ideia é começar nas comunidades mais carentes. “Precisamos agir para que as pessoas carentes tenham oportunidades. Para que a comunidade carente dê aos seus filhos a mesma oportunidade que têm os da classe mais rica”, afirmou. O projeto vai oferecer, além da educação formal, atividades no contraturno, envolvendo esporte, lazer, cultura, arte e informática, por exemplo. “A educação integral vai ajudar a construir uma sociedade livre de drogas, com menos violência e mais voltada para a família”, disse.
Infraestrutura – Osmar Dias anunciou a duplicação de trechos entre Curitiba e Piraquara e na Rodovia dos Minérios, onde o tráfego está acima da capacidade de suporte. Também afirmou que será asfaltado o trecho da rodovia federal entre Campo do Tenente a Ceasa. Segundo o candidato, para este trecho há recursos do PAC, mas existe um problema ambiental em função das cavas do rio Iguaçu, que deve ser solucionado pelos órgãos ambientais. Osmar falou também sobre a construção de um anel viário entre Curitiba e as cidades da Região Metropolitana e da retirada da linha férrea que corta a Capital.
Porto – No Porto de Paranaguá, Osmar Dias disse que será construído o Terminal de Passageiros, de forma a atrair turistas; asfaltado os 10 km do acesso ao Porto, para dar mais tranquilidade nas operações; construído o cais Oeste, dando mais dinâmica ao Porto e mais velocidade de carga e descarga e dragado o Canal da Galheta, reduzindo custos de importação e exportação.
Representação em Brasília – No Escritório de Representação em Brasília, será montada uma equipe que vai elaborar projetos que possam trazer recursos federais para o Paraná. “Como para o Litoral”, disse Osmar. Segundo ele, os recursos serão destinados para projetos de fomento na região. “Vamos incentivar o turismo o ano todo, melhorar a infraestrutura, incluindo o “engordamento” das praias afetadas pela erosão causada pelo mar e também recuperar as ruas e estradas da região”.
Também para o Litoral, Osmar Dias anunciou projeto que pretende fazer da Petrobras uma indutora de atração de empresas de fabricação de tudo o que vai envolver a indústria de petróleo do Brasil. “Isso significa trazer emprego, com especialização e bons salários”, afirmou.
Saúde: Segundo Osmar, os hospitais de Curitiba acabam saturados por atender demandas vindas de todo o Estado. Então, ele propõe ampliação do programa Saúde da Família, de melhorias em postos de saúde e construção de hospitais de média complexidade. “Precisamos de um hospital na Zona Norte, para atender as cidades da região e que vai resolver 80% dos casos que vêm para Curitiba, e de um hospital na região de Pien, onde há um hospital municipal pequeno em construção, mas que não vai resolver o problema de uma região tão populosa”.
Melhor idade – “As pessoas na melhor idade sempre reclamam que todo homem público acha que eles precisam de tratamento de saúde. Precisam sim, mas também de oportunidade, lazer, esporte, de boa convivência”, afirmou. Sendo assim, devem ser criados centros de convivência, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba. “Temos pessoas que deram sua contribuição para o crescimento do Estado, do País, e precisam desse direito, com centros que oferecem respeito e dignidade”.
Pedágio – Osmar defende a criação de uma agência reguladora dos pedágios, com participação de representantes dos usuários, governo do estado e concessionárias. “Todo mês, a planilha de faturamento da concessionária, com ganhos e investimentos, vai ser publicada na internet. Temos que conversar com as concessionárias, mas com dados que nos permitam estabelecer tarifas mais justas. A Agência vai recompor as tarifas, porque elas não são justas”, disse.
Copa do Mundo de Futebol – “Sou contra a proposta de que a Copel pague a desapropriação da área em torno da Arena da Baixada, estádio que vai receber os jogos da Copa do Mundo, pela Copel. O dinheiro da Copel pertence à população

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo