22/08/2023

Osmar Dias quer conversar com Lula, mas PT deve decidir por candidatura própria

Da redação – Tudo indica que a decisão final entre a quase descartada aliança entre o PT e o PDT vai parar na mesa do gabinete do presidente Lula.

É que o o senador Osmar Dias (PDT) anunciou que quer discutir o assunto diretamente com o presidente. O encontro ainda não está agendado. Mas segundo o rumo que o PT está tomando, o partido deve consolidar candidatura  majoritária própria  e a "bola da vez" pode ser a professora Lygia Pupatto, ex-secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. 

A fissura entre o PT e o PDT acontece após um ano de conversas entre as cúpulas dos dois partidos,  e o final das negociações foi decretado ontem, quarta-feira,  quando o presidente do PT no Paraná, Ênio Verri anunciou que o partido já discute candidatura própria.

Um dia antes, porém, o deputado federal André Vargas, que é o voz do partido em nível nacional, já propalava o descontentamento dos petistas em relação ao cancelamento da reunião entre PT e PDT em Brasília, cuja reunião selaria o "casamento". O cancelamento da conversa foi pedido por Osmar Dias. O PDT condicionou a aliança ao nome de Gleisi Hoffman como vice na chapa pedetista. Embora tenha anunciado por intermédio de sua assessoria de imprensa que ainda vê condições da "dobradinha" PT/PDT, Gleisi ,há tempos, vem deixando claro que a sua ideia é concorrer a uma das duas vagas do Paraná para o Senado Federal.

A conciliação entre os dois partidos fica ainda mais difícil quando Osmar Dias critica André Vargas e Ênio Veri em entrevista ao jornal Fazeta do Povo de hoje quinta-feira. “Fiz ao PT uma proposta republicana, civilizada e política. Que­­­­ro uma resposta na mesma linha e não uma discussão de boteco”, afirma.

Hoje, quinta-feira (8), o Diretório Estadual do PT confirma reunião para a segunda-feira (12) com a Executiva Municipal. Na pauta: a candidatura própria do partido à sucessão estadual.  

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo