Osmar Dias foi nesta sexta-feira (23) à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) para reiterar seu apoio ao movimento "O Paraná que queremos", encampado por centenas de entidades civis que exigem ficha limpa e mais transparência dos políticos.
"Eu espero que esse movimento tenha efeito enorme no Paraná. Ele fez as pessoas ficarem alertas e neste ano, com certeza, serão escolhidos os candidatos que tenham realmente ficha limpa", disse Osmar, candidato da coligação A União Faz Um Novo Amanhá ( PDT, PMDB, PT, PCdoB, PSC e PR).
No Senado, Osmar defendeu e votou a favor da lei da Ficha Limpa que, segundo ele, deveria entrar em vigor este ano. "Nós votamos acreditando que a lei valeria para 2010, e ésso que queremos. Quem quiser fazer política no Paraná vai ter que obedecer tanto essa lei quanto as propostas desse movimento", afirmou.
O "Paraná que queremos" reúne 600 entidades lideradas pela seçãoo do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entre as propostas defendidas, está a aprovaçãoo de lei na Assembleia Legislativa para que todos os atos nos Executivo, Legislativo e Judiciário sejam publicados na internet. "É muito importante para nós termos o apoio dos políticos e dos candidatos", disse o presidente da OAB-PR José Laercioo Glomb.
TRFPR – A proposta da criação de um Tribunal Regional Federal no Paraná, reivindicação antiga dos advogados e de toda sociedade paranaense, também é defesa de Osmar. O candidato foi, inclusive, o relator do projeto no Senado.
A proposta agora estána Câmara dos Deputados, mas ele disse que não se descuidou do assunto." Hoje os processos de segunda instância no Paraná exigem deslocamento constante de advogados a Porto Alegre, onde são julgados pelo TRF do Sul."
Fachin no STF – Osmar também informou que trabalha em Brasília pela indicação de Edson Fachin a uma vaga do Supremo Tribunal Federal. Seria o primeiro paranaense a ocupar vaga no tribunal. O senador defendeu o nome de Fachin diretamente ao presidente Lula, durante audiência.
Osmar também disse que gostaria de ver Curitiba como sede da Conferência Nacional dos Advogados, no ano que vem e que, como governador, dará total apoio ao evento.
A conferência organizada pela OAB está marcada para o segundo semestre de 2011 e deve reunir cerca de 8 mil advogados. Curitiba é uma das quatro cidades candidatas a sede.
Segundo o presidente nacional da OAB, a cidade tem boas chances e que o apoio antecipado do candidato fortalece o pleito da seçãoo do Paraná da entidade. "A entidade mostra de forma importante seu compromisso. Curitiba tem toda simpatia do nosso conselho e éuma grande candidata", disse.