O verão está se despedindo. Às 18h58 desta quarta (20) começa oficialmente o outono, a estação que faz a transição entre o verão e o inverno, e marca a passagem das primeiras massas de ar frio de origem polar de forte intensidade sobre o Brasil. Mas em Guarapuava parece que o outono chegou há alguns dias. As temperaturas caíram e o sol não deu mais as caras.
A segunda (18) começou com céu encoberto e há previsão de chuva na cidade. Nesse fim de verão com cara de outono, os ventos vão aumentar bastante. Hoje estão previstas rajadas de até 44 Km/h. Os termômetros variam com mínima de 18º C e máxima de 22º C. Para a terça feira (19), a possibilidade de chuva diminui e o tempo deve até abrir, segundo meteorologistas do Simepar. O sol em alguns momentos do dia eleva as temperaturas, que podem chegar aos 28º C.
Mas para a quarta (20), último dia do verão, a previsão muda novamente. O céu fica parcialmente nublado e podem ocorrer pancadas fracas de chuva. As rajadas de vento ficam mais fortes podendo chegar aos 47 Km/h. E as temperaturas variam entre 17º C e 23º C.
Quinta feira (21), primeiro dia do outono não deve ter chuva em Guarapuava, já que diminui a cobertura de nuvens. Mas as temperaturas caem bastante, e ficam entre 14º C e 20º C. Como os ventos aumentam chegando a 49 Km/h, a sensação de frio será ainda maior. A sexta (22) já começa ainda mais fria. A temperatura mínima prevista é de 12º C e a máxima não deve passar dos 21º C. Podem ocorrer chuviscos ocasionais durante o dia. E as rajadas de vento moderadas chegam a 52 Km/h.
Para o primeiro fim de semana do outono, o Simepar prevê um sábado (23) com pancadas de chuva e termômetros variando entre 15º C e 22º C, com rajadas de vento mais fracas atingindo cerca de 34 Km/h. E o sol pode aparecer no domingo, já que o céu deve ter poucas nuvens. Mas o dia começará frio com apenas 12º C e a máxima não deve ultrapassar os 25º C.
OUTONO
De acordo com informações do Climatempo, a Região Sul, especialmente os estados de Santa Catarina e Paraná, não devem sentir uma mudança drástica em relação às chuvas. Temporais ainda devem ocorrer com a passagem de frentes frias. Segundo meteorologistas, o grande diferencial do outono deste ano será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação.
A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho. Além disso, a estação começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal. Estes dois fatores vão fazer com que o outono de 2019 tenha menos frio. Algumas massas polares fortes vão passar pelo Brasil durante a estação, provocando frio por curto período no centro-sul do país.