Nem só de clima ameno e folhas amareladas vive o Outono em Guarapuava, cidade de clima temperado localizada no Terceiro Planalto paranaense. A estação oferece também excelente oportunidade para os apreciadores da gastronomia provarem os mais diferentes pratos durante o I Festival Gastronômico que acontecerá no Parque do Lago, entre 8 e 10 de junho.
Realizado pela Prefeitura de Guarapuava, Faculdade Guairacá, Sebrae e Emater, o evento conta até agora com 15 pratos inscritos, entre estes o tradicional frango caipira com polenta. O prato apreciado pelos guarapuavanos, principalmente, nos almoços preparados por produtores rurais nas caminhadas da natureza, será preparado pelo casal Oldair Zorzi e Edineia Barbosa, moradores de Monte Alvão, no distrito de Guará, interior do município.
“A gente cria, abate e vende nosso frango nas feiras do produtor, da Prefeitura e agora vamos ver se as pessoas gostam do nosso tempero”, disse Zorzi, que vai contar ainda com a ajuda de Arcelino Bussolotto para apresentar a receita durante o Outono Gastronômico. Nas feiras, o casal também vende embutidos, o carro chefe da agroindústria familiar em Guarapuava.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, o festival contará com diversas atrações, inclusive a 6ª edição da Feira da Agroindústria Familiar. “O Parque do Lago será transformado em um espaço para curtir com a família e amigos. Será um grande evento, que fomentará também, o turismo local”, afirmou.
Para o diretor da Faculdade Guairacá, professor Juarez Matias Soares, ser parceiro do festival é motivo de muita satisfação e gratidão. “Não temos dúvidas do potencial gastronômico de Guarapuava. Nossa instituição observando isso, não mediu esforços em potencializar essa realidade em nossa cidade”.
Para o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), uma cidade que se caracteriza e é reconhecida por uma gastronomia competente e diversificada passa a ser um polo eficiente. Segundo o prefeito, Guarapuava tem essa característica.
“Temos uma diversidade de culturas que agregaram ao longo dos anos também em nossa culinária. Sem dúvida a gastronomia é um dos componentes mais procurados nos atrativos turísticos e nosso município tem esse potencial, que agora também será apresentado no Outono Gastronômico”.
De acordo com a Prefeitura, também apoiam o I Festival Gastronômico, que foi lançado na noite dessa terça feira (10), a Unicentro, Empreendimento Cidade dos Lagos, Agrária, Sicredi e Adecsul, como parte do Programa Guarapuava Turística 2026.
Também participaram do lançamento, a coordenadora regional da Emater, Gilca Ferreira; o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona; a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Guairacá, Leila Pires; secretários municipais; os vereadores Samuel da Silva e Guto Klosowski.