22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Outono terá menos chuva e clima mais fresco em Guarapuava

Simepar aponta que nos próximos três meses haverá formação de geadas, noites e manhãs frias e formação de nevoeiros

Uma nova estação chegou pouco depois da meia-noite (0h06) de hoje (20), e vai trazer algumas mudanças. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o outono de 2024 vai apresentar uma diminuição no volume de chuva em relação ao verão.

Além disso, o clima será mais fresco na Região Centro-Sul do Paraná. No Centro, a média das temperaturas no mês de abril deve ficar entre 14,5ºC e 26ºC. Em maio, as médias serão de 11ºC e 21,6ºC e no último mês da estação, em junho, a previsão é que a média fique entre 10ºC e 21ºC.

Já na Região Sul, que abrange os municípios de União da Vitória, Bituruna e General Carneiro por exemplo, as médias das temperaturas serão menores. Em abril fica entre 14,5ºC e 24,7ºC, maio 9,7ºC e 20,2ºC e em junho 9ºC e 19,5ºC. De acordo com o Simepar, com o deslocamento das massas de ar, a direção predominante do vento médio será do sul para o norte do continente.

Assim, o intervalo entre as chuvas se torna maior, se associando à passagem de frentes frias. Os maiores volumes de chuva serão nas Regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. O mês de maio terá um volume de chuva maior que abril e junho na Região.

Ao longo da estação as massas de ar frio e seco com origem na Antártica e/ou sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, ocasionando a diminuição frequente nas temperaturas e períodos frios, com formação de geadas nas Regiões Sudoeste, Sul, Centro-Sul e sul dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba. Além da ocorrência de noites e manhãs frias, a estação registra a formação de nevoeiros. Os veranicos também fazem parte da climatologia do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo