Da Redação, com assessoria
O Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, estará em Curitiba nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) para participar da Reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo em Curitiba. O encontro deve debater e mediar conflitos agrários instaurados no estado.
A pauta do dia 26, com início às 9h, deve discutir conflitos agrários e violência no campo em áreas de propriedade da empresa Araupel nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu.
Deverão participar representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do governo do estado do Paraná, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da empresa Araupel, sediada em Quedas do Iguaçu. Será a segunda reunião mediada pela Ouvidoria Agrária Nacional (OAN) no estado neste conflito. A primeira aconteceu em agosto do ano passado, em Cascavel, sem acordo entre as partes envolvidas no conflito.
Outra reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, acontecerá no dia 27 (também com início às 9h) para discutir conflitos agrários e violência no campo envolvendo trabalhadores rurais sem-terras vinculados à Contag e à Fetaep, também no estado.
Conflito
Famílias sem-terra ocuparam em 2014 uma área da Fazenda Rio das Cobras, localizada entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. Elas reivindicam a desapropriação do imóvel, de cerca de 35 mil hectares, e sua destinação á reforma agrária. A Araupel é uma empresa que desenvolve atividades de reflorestamento e processamento de produtos madeireiros.