22/08/2023
Política

Ouvidor organiza estrutura e quer inovar na interação entre Prefeitura e cidadão

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O Ouvidor de Guarapuava, professor Claudio Andrade (PHS) já organiza a estrutura física e administrativa do órgão pelo qual vai responder. O passo inicial será adaptar uma sala na estrutura da Prefeitura. Em seguida, escolher a equipe de trabalho. De acordo com o Ouvidor, o planejamento estratégico já tem um esboço. “Queremos dar visibilidade à visão transparente do prefeito Cesar Filho aos cidadãos, aprimorando a relação e diminuindo o distanciamento entre o Executivo e a sociedade”, afirmou.

De acordo com Claudio Andrade, o papel da Ouvidoria será de ouvir reclamações para dar encaminhamentos aos órgãos competentes e proporcionar respostas aos cidadãos, organizados ou não, além de promover a avaliação institucional de desempenho dos servidores e gestores públicos. A capacitação por meio de cursos visará criar uma cultura organizacional de gestão pública eficiente. Outra atribuição é fomentar audiências públicas e subsidiar com capital intelectual os conselhos e conferências municipais.

PORTAL DEMOCRATICO

Para colocar tudo isso em prática, o novo ouvidor de Guarapuava está propondo o desenvolvimento da cidadania utilizando a Internet como ferramenta. Tomando como exemplos os projeto Urbanias e Cidade Democrática a ideia é desenvolver um portal onde serão disponibilizadas informações de interesse público, de forma simples, inovadora e integrada às tecnologias de comunicação e de mobilidade que acompanham a vida na cidade. Um dos objetivos, segundo o pré-projeto do ouvidor, é impulsionar o ativismo, provendo mecanismos e ferramentas que facilitam e estimulam o empreendedorismo individual seja na rotina dos moradores, no trânsito, problemas nos bairros, meio ambiente e vida política. Segundo Claudio Andrade, visa também facilitar e intermediar a interação dos cidadãos com os órgãos públicos de Guarapuava. “O cidadão pode escrever um texto (máximo de 200 caracteres) sobre o que faria de fosse administrador ou legislador do município”, explica.

O espaço também pode ser ocupado em nível de maior interesse. De acordo com Claudio Andrade, o funcionamento é simples. “O usuário escreve sobre um determinado assunto. Por exemplo: um problema no bairro, podendo anexar mapas, fotos, documentos. O próprio portal envia a reclamação, ou proposta, ao órgão público competente e cobra uma resposta. Outras pessoas podem comentar o tópico ou apoiá-lo”. A grande novidade, segundo o projeto, é que não se trata de apenas mais uma página na web para reclamações. “Há acompanhamento, envolvimento e interação entre os usuários, a equipe do portal e os órgãos públicos”, afirma.

Cristina Esteche

Jornalista

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