22/08/2023

Pablo Neruda pode ter sido envenenado após golpe de Pinochet

imagem-102286

O governo chileno reconheceu que o escritor Pablo Neruda pode ter sido assassinado depois do golpe de Estado que levou o general Augusto Pinochet ao poder, em 1973. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (05), o ministério do Interior e da Segurança Pública do país admite que considera a atuação de terceiros na morte do vencedor do prêmio Nobel de Literatura "claramente possível e altamente provável".

Pablo Neruda era mais conhecido por seus poemas de amor, mas também era um político de esquerda, diplomata e amigo próximo do presidente Salvador Allende, que cometeu suicídio para não se render às tropas durante o golpe de estado de 11 de setembro, liderado por Pinochet.

Apesar de ter sido diagnosticado com câncer pouco antes de morrer, o poeta, de 69 anos, pretendia ir para o exílio. Impressionado com a perseguição e o assassinato de seus amigos, ele planejava continuar como uma voz forte de oposição à ditadura, mas fora do Chile.

Um dia antes da viagem, no entanto, o ecritor foi levado de ambulância para a clínica Santa Maria, em Santiago, onde recebeu tratamento médico para o câncer e outras doenças. Neruda, então membro do Comitê Central do Partido Comunista e personalidade mais importante da intelectualidade chilena, oficialmente morreu em 23 de setembro de 1973, supostamente de causas naturais. Mas a suspeita que a ditadura tem algo a ver com a morte dele persistem até hoje.

Sua morte foi tão controversa que seu corpo foi exumado para análise em 2013. A tese dos que acreditam no assassinato é que uma injeção de substâncias não determinadas foi aplicada no abdômen do poeta. O motorista de Neruda, Manuel Araya, garantiu em várias ocasiões que o Nobel recebeu uma injeção fatal aplicada por agentes da ditadura que se infiltraram na clínica. Contudo, investigações anteriores não puderam comprovar o suposto envenenamento. Agora, o juiz que investiga o caso solicitou novos exames para detectar substâncias que não foram procuradas da primeira vez.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo