22/08/2023
Educação

PAC: 4 mil candidatos realizaram a prova

imagem-101131

 Da Redação 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)  aplicou as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC),  processo seletivo seriado para estudantes das três séries do ensino médio, nesse domingo (18).  

Dos 4.246 inscritos para as provas, 255 não compareceram, totalizando 6% do total, segundo dados divulgados pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps). O PAC I teve 127 ausentes (5,65%) de 2.244 inscritos. No PAC II, dos 1.255 inscritos, 58 faltaram (4,62%). O maior número de ausentes em termos percentuais foi no PAC III, que contabilizou 70 (9,37%), de um total de 747 estudantes esperados.

As provas foram aplicadas em sete cidades: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

As provas do PAC são constituídas por uma redação e questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do ensino médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o ensino médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III.

De acordo  com a assessoria de comunicação da Unicentro, nos últimos anos, o números de inscritos tem subido consideravelmente. Nesta edição, em relação ao passado, 600 candidatos a mais se inscreveram. Para a coordenadora dos Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto, o aumento se deve ao fato de que alunos e professores estão entendendo melhor o sistema ofertado pelo programa. “Os alunos estão entendendo como funciona o programa. Estão vendo que é um programa que abre mais oportunidades para entrar em um dos cursos de graduação da Unicentro. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.