22/08/2023



Guarapuava Saúde

Pacientes com sintomas gripais congestionam as Upa’s em Guarapuava

As Upa's destinam-se a atendimento de pacientes com risco eminente de morte. Prioridade nesse atendimento gera demora para outros casos

upa

Upa’s registram aumento de pacientes (Foto: Leitor/Portal RSN)

As Unidades de Pronto Atendimento (Upa’s) em Guarapuava estão sobrecarregadas de pacientes. No entanto, a grande maioria não necessita buscar essas unidades. Ou seja, pelos sintomas que apresentam, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro onde mora.

Um caso desse, por exemplo, é o da dona Marcília de Oliveira. Ela sente febre e dores no corpo, sintoma típico de gripe. Há casos em que há diarreia e vômito. Portanto, segundo o secretário de Saúde, Jonilson Pires, casos como esse podem ser tratados nas UBS’s.

Estamos com um surto de Influenza H3N2, inclusive com muitos casos importados pelas festas de fim de ano. E os sintomas se assemelham aos da covid-19. Mas houve um relaxamento e os casos da covid-19 saltaram.

Nessa quarta (12) houve o registro de mais 658 positivados e chegamos a 3.180 casos ativos, que são pessoas com alto potencial de contaminação. Conforme Pires, o diferencial entre a gripe e a covid é que esta última apresenta sintomas respiratórios superiores. Assim sendo, quem estiver sentindo dificuldades em respirar deve se dirigir até uma das Upa’s porque se trata de urgência.

A alternativa, em ambos os casos, é entrar em contato com o Call Center pelo número 0800 642 0019. Todavia, esse sistema hoje encontra-se congestionado pela grande demanda. Mas ainda nesta semana entrará em operação um sistema de inteligência artificial que vai agilizar os atendimentos.

(Foto: Leitor/Portal RSN)

Conforme Jonilson Pires, as Upa’s destinam-se para atender casos de urgência e emergência. Ou seja, aqueles pacientes que não podem esperar porque possuem risco de morte. São casos de infarto, AVC, acidentados, por exemplo. Para se ter uma ideia, casa vez que casos como esses chegam até as unidades, são prioridade do atendimento. Quem tem sintoma de gripe continua na fila de espera, o que pode levar horas para o atendimento.

Neste início de ano tivemos um aumento de 37% na procura pelas Upa’s.

Mas apesar do salto nos números da doença em Guarapuava, há apenas três pacientes de Guarapuava na UTI do Hospital Regional e outros nove na enfermaria. Desses nove, cinco são de Guarapuava. Na UTI (convênio ou particular) do Hospital São Vicente, estão internados dois pacientes de Guarapuava e seis na enfermaria. Desses seis, cinco são de Guarapuava. Os dados são da Saúde Municipal nesta quinta (13).

Esses casos graves não são tão expressivos por causa da vacinação. Porém, todos estavam vacinados com as duas doses.

Isso mostra que o protocolo contra a doença precisa continuar sendo mantido: máscara, álcool em gel, distanciamento social e vacina.

HÁ FALTA DE MÉDICOS

Além desse cenário nas Upa’s, há uma outra situação que é a escassez de médico na saúde pública. Conforme números repassados ao Portal RSN pelo secretário, a rede de urgência conta com 22 médicos e médicas. Entretanto, três estão afastados pela covid-19 e outros quatro em férias.

“Tivemos que dar férias porque os médicos estão exaustos, não aguentam mais”. Outros profissionais de saúde estão na mesma situação. Portanto, apenas 15 médicos se revezam em turnos de seis a oito horas, inclusive nos fins de semana.

Temos profissionais que chegam a fazer 36 horas seguidas. Estão desgastados, ficando doentes. Seria necessário um mínimo de seis médicos por turno, para amenizar a situação.

(Foto: Leitor/Portal RSN)

De acordo com secretarias municipais de saúde de outros municípios da Região, esse não é um caso isolado. Há cidades que estão com apenas um médico. “O Brasil inteiro está assim, com falta de médicos. Quem está num município e passa na residência médica vai embora”.

No entanto, segundo Pires, a boa notícia é que nesta quarta (12) cinco médicos estão sendo contratados para as Upa’s. “Eles começam a trabalhar imediatamente. E até 20 de janeiro outros dois começam a atender nas UBS’s”.

SECRETARIA CONTA COM 100 MÉDICOS

A Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava conta com cerca de 100 médicos no geral. Além dos profissionais que atuam nas UBS’s e nas Upa’s, há especialistas. Estes se dividem na Clínica da Mulher, Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ‘Melhor em Casa’ e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo