Em meio a tantas notícias ruins que temos visto ultimamente, uma boa surge para dar esperança aos nossos corações nesta Sexta-Feira Santa. No Paraná 199 pacientes já foram curados da Covid-19. Em Guarapuava um paciente, de 37 anos, recebeu alta nesta semana.
Em uma rede social, o Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava, comemorou a melhora do paciente. “Parabenizamos o paciente por vencer essa difícil batalha contra o vírus, e destacamos a competência e coragem de toda nossa equipe que fez parte dessa recuperação”.
Além disso, a assessoria do HSV destacou que o enfrentamento continua e todos os cuidados devem continuar sendo tomados. “Cada um deve fazer a sua parte, vamos vencer juntos”. Para manter a saúde mental em dia nesta quarentena, o psiquiatra Cleber Ferreira deu dicas sobre ações simples que podem ajudar nos dias de quarentena.
FAIXA ETÁRIA
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, entre os pacientes que já tiveram alta hospitalar em todo o Estado, estão pessoas de faixa etária entre nove e 84 anos. São 85 pessoas em Curitiba e 114 nos demais municípios, praticamente um terço dos 621 casos confirmados no Estado.
Dos 114 pacientes recuperados no interior do Estado, 18 têm 60 anos ou mais. A faixa etária com o maior número de recuperados é a dos 30 aos 39 anos, com 33 pacientes. Também tiveram melhoras quatro pessoas entre nove e 19 anos, 20 pacientes com idades que variam dos 20 aos 29 anos, 22 pacientes entre 40 e 49 anos e 17 pessoas na faixa etária dos 50 aos 59 anos. São 61 mulheres (54%) e 53 homens (46%).
Entretanto em Curitiba, onde os dados são compilados pela Secretaria Municipal de Saúde, a média de idade dos recuperados é 48 anos. São pessoas com idades que vão dos 15 aos 81 anos.
RECUPERAÇÃO
Conforme a Sesa, são considerados recuperados aqueles pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, tiveram o diagnóstico confirmado pelo Laboratório Central do Estado ou por algum laboratório credenciado, receberam tratamento de acordo com o quadro apresentado e agora já não têm os sintomas da doença.
No Paraná, entretanto, foram confirmados casos ou mortes em 74 municípios. As secretarias municipais e as Regionais de Saúde do Estado fazem o acompanhamento remoto diário de cada paciente, o que permite avaliar aqueles que se recuperaram da doença.
Por fim, o boletim diário da Sesa dessa quinta (9), a Sesa registrou 24 mortes e 621 casos confirmados no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.