22/08/2023



Geral

Pacientes do Sistema Integrado de Saúde Mental lançam jornal

Por Cristina Esteche

Um projeto especial está sendo lançado nesta quarta (10), às 17h00 pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD III, ou Sistema Integrado de Saúde Mental, o SIM, em Guarapuava. É o lançamento da Gazeta do Caps III, escrita por pacientes da unidade que  trabalha com dependentes de álcool e de outras drogas.

A Gazeta tem o formato de um diário bem humorado que conta  fatos pitorescos de alguns pacientes, mostrando a evolução de cada pessoa que chega para o tratamento. O talento de chargistas e de escritores é colocado à mostra no trabalho que vai circular a partir de hoje.

A Rede Sul de Notícias reconhece a importância do trabalho e se torna parceira do projeto, destinando o espaço para um blog que estará no ar nos próximos dias.

Localizado nas antigas instalações do Hospital Belém, em Guarapuava,  no Centro da cidade, o SIM oferece atendimento multidisciplinar, com plano terapêutico definido para cada caso. O tratamento começa com 14 dias de desintoxicação.

De acordo com a diretora Eliane Harmuch, os pacientes são livres. “A nossa intenção é a reinserção  dos pacientes na sociedade”.

O SIM oferece  14 vagas para adultos na ala de atendimento e outras na ala de acolhimento. Para o público infanto-juvenil, são 20 vagas, sendo dez no atendimento e dez no acolhimento.

Segundo Eliane, a unidade de Guarapuava, é a única do Paraná a ser inaugurada com todos os componentes: Caps adulto e infanto-juvenil, unidade de acolhimento e hospital com atendimento psiquiátrico. O investimento foi de R$ 880 mil como incentivo à implantação do serviço, sendo 50% de aporte do Governo Estadual e outros 50% do Governo Federal..

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo