Por Cristina Esteche
Um projeto especial está sendo lançado nesta quarta (10), às 17h00 pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD III, ou Sistema Integrado de Saúde Mental, o SIM, em Guarapuava. É o lançamento da Gazeta do Caps III, escrita por pacientes da unidade que trabalha com dependentes de álcool e de outras drogas.
A Gazeta tem o formato de um diário bem humorado que conta fatos pitorescos de alguns pacientes, mostrando a evolução de cada pessoa que chega para o tratamento. O talento de chargistas e de escritores é colocado à mostra no trabalho que vai circular a partir de hoje.
A Rede Sul de Notícias reconhece a importância do trabalho e se torna parceira do projeto, destinando o espaço para um blog que estará no ar nos próximos dias.
Localizado nas antigas instalações do Hospital Belém, em Guarapuava, no Centro da cidade, o SIM oferece atendimento multidisciplinar, com plano terapêutico definido para cada caso. O tratamento começa com 14 dias de desintoxicação.
De acordo com a diretora Eliane Harmuch, os pacientes são livres. “A nossa intenção é a reinserção dos pacientes na sociedade”.
O SIM oferece 14 vagas para adultos na ala de atendimento e outras na ala de acolhimento. Para o público infanto-juvenil, são 20 vagas, sendo dez no atendimento e dez no acolhimento.
Segundo Eliane, a unidade de Guarapuava, é a única do Paraná a ser inaugurada com todos os componentes: Caps adulto e infanto-juvenil, unidade de acolhimento e hospital com atendimento psiquiátrico. O investimento foi de R$ 880 mil como incentivo à implantação do serviço, sendo 50% de aporte do Governo Estadual e outros 50% do Governo Federal..