Cristina Esteche
Centenas de pessoas formam fila para conseguir agendar exames especializados no Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava. A fila desta quarta (1) começou a ser formada às 6h desta quarta feira (1) e, às 10h, já estava na Rua XV de Novembro, a uma quadra do Cisgap.
De acordo com informações de pacientes, consultas e exames são agendados nos primeiros dias de cada mês. Porém, o Consórcio que atende Guarapuava, Pinhão e Turvo, não consegue conter a demanda.
A 5a Regional de Saúde, por exemplo, libera 15 requisições mensais para exames de densitometria ossea. Porém, a demanda chega a 20, provocando acúmulo a cada mês. Exames de alto custo , de acordo com pacientes, como tomografia e ressonância podem levar entre três e seis meses. Já consultas como oftalmologista, otorrinolaringologista e ortopedista quem precisa pode aguardar até oito meses para ser chamado.
De acordo com a diretora do Cisgap, Marcia Andrea de Brito, há acúmulo de pessoas porque o sistema está sendo informatizado. Porém, não houve tempo hábil de implantar o sistema em Turvo e Pinhão, atraindo os pacientes desses municípios para Guarapuava.