O secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, afirmou que nenhum paciente ficou desassistido durante a queda de energia registrada na Upa do Batel durante esta madrugada (22). Uma tempestade com raios interrompeu o fornecimento de energia da rua em frente a Upa entre as 3h40 e 6h. O gerador da unidade foi acionado, mas ficou instável por alguns minutos.
De acordo com o secretário, a equipe de plantão no momento da interrupção se destinou a manter a ventilação mecânica manual dos pacientes da sala vermelha até a chegada do apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros. Ele afirmou que a situação se trata de fato fortuito, que é quando o acontecimento não pode ser impedido.
Os respiradores funcionam por computador. Assim, com a queda de energia o programa dos equipamentos desatualizou. A ação dos técnicos para atualizar o programa levou alguns minutos.
Nas redes sociais, a população questiona duas mortes registradas hoje (22) na unidade. O secretário confirmou que houve mortes e assegurou que estes pacientes estavam em estado crítico e morreram quando o serviço de energia já tinha sido retornado. “Houve duas mortes por volta das 7h. Entretanto, estes dois pacientes possuíam comorbidades e estavam em estado crítico”. A Energisa também recebeu chamado e esteve no local.
No fim da manhã a prefeitura já tinha se posicionado sobre a falta de energia.
Leia outras notícias no Portal RSN.