Vereadores aprovaram por unanimidade a fiscalização de pacientes da covid-19 por pulseiras em Inácio Martins.De acordo com a sessão extraordinária na noite desta quinta (27), uma segunda votação ocorrerá em 30 de maio em sessão ordinária.
Assim sendo, após a segunda votação e a sanção do Executivo, pacientes com suspeita e positivados para a covid-19 receberão a identificação tão logo passem por exames. De acordo com a Prefeitura, quando o paciente fizer o teste receberá uma pulseira alaranjada, apontando que está sob suspeita. Uma vez tendo positivado a cor será roxa.
Conforme a tônica dos pronunciamentos, não se trata de uma punição aos pacientes. “O que queremos é frear a propagação da doença”, disseram os vereadores.
Em relação a possíveis questionamentos jurídicos pela exposição dos doentes, o vereador Laureci lembra que a medida é para que as pessoas fiquem em isolamento. “Só vai se expor quem sair de casa, desobedecendo a lei. E nada disso seria necessário se houve a conscientização das pessoas”. De acordo com o boletim da covid-19 desta quinta (27), o município conta com 101 casos ativos.
Leia outras notícias no Portal RSN.