Da Redação
O Vaticano tem mais um colaborador brasileiro. É o novo Diretor técnico da Tipografia vaticana, Pe. Renato dos Santos. Salesiano, 54 anos e natural de Rio do Sul (SC,) Pe. Renato, o nosso padre que foi pároco da Paróquia São João Bosco e diretor do Instituto Educacional Dom Bosco antes de ir para Roma, é motivo de orgulho para os fiéis, jovens e comunidade salesiana. Ele é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa (RS). É formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.
Esta semana ele participou da missa matutina da Casa Santa Marta, e concelebrou com o Papa Francisco. Ele falou da emoção que sentiu. “Celebrar com o Santo Padre é uma verdadeira comunhão eclestial. Momento de uma riqueza espiritual muito grande. O Papa tem um carinho e demonstra uma ternura sem igual”, descreve. Papa Francisco faz um pedido especial ao Pe. Renato: "Continuem a cuidar dos pobres".
Pe. Renato assumiu o cargo na Tipografia no dia 6 de janeiro. Ele coordena a produção do cotidiano L'Osservatore Romano, e da impressão dos documentos oficiais do Papa e da Santa Sé.
O jornal em língua italiana circula diariamente. Semanalmente é publicado em inglês, francês, alemão e português. Em língua polonesa é publicado mensalmente.
A Gráfica Vaticana foi criada em 1587 pelo Papa Sisto V. Em 1937 o Papa Pio XI confiou a Direção da Gráfica e a Administração do "L'Osservatore Romano" aos Salesianos de Dom Bosco.
PASSAGEM POR GUARAPUAVA
Em fevereiro de 2015, assumiu a direção do Instituto Educacional Dom Bosco de Guarapuava, e, nesta mesma data, foi empossado pároco da Paróquia São João Bosco.
Enquanto diretor conseguiu grandes feitos para a obra social e para a Paróquia: promoveu a unidade paroquial e a integração da Paróquia com o Instituto Educacional Dom Bosco; reacendeu o carisma salesiano, há tempos esquecido pelos fiéis e pelos membros das pastorais e movimentos, incentivou e animou os leigos no trabalho religioso, adotando uma nova sistemática de viver a fé, com a inclusão de momentos de lazer e oportunidades de convivência entre os leigos e também promoveu a visibilidade e o destaque do Instituto Educacional Dom Bosco e da Paróquia São João Bosco, no município de Guarapuava e no Estado do Paraná. Encantou a comunidade com seu carisma, dedicação e amor a obra salesiana.