22/08/2023


Geral

PAF Social visita Candói e Cantagalo

imagem-39379

O Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em parceira com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e outras cinco universidades estaduais estará nesta terça-feira (19) nos municípios de Candói e Cantagalo para coletar dados dos investimentos da prefeitura em transporte e merenda escolar. O encontro será as 10h00 no paço municipal.

Os estudantes dos cursos de administração, economia e contábeis, orientados pelos professores Marcel Klozovski, Diocesar Costa de Souza e João Francisco Morozini e técnicos do TCE, já entraram em contato com as prefeituras de região via telefone para realização das parcerias e detalhamento de informações. A visita é para conversar e selar parcerias com municípios como Pitanga e Manoel Ribas para coleta dos dados sócio educacionais.

São dados de investimentos na área da educação, como alunos matriculados, beneficiados com a merenda escolar, alunos transportados, quilometragem média rodada com os estudantes. Segundo o professor Marcel Klozovski, os dados vão cooperar com as auditorias do TCE e gerar conhecimento extra ao controle externo, interno ou social sobre os municípios paranaenses. “O projeto traduzirá dados de difícil leitura em informações salutares ao publico em geral, portanto a população terá a real situação do recursos consumidos pelo município no que se refere a merenda escolar e transporte, ate o ano de 2010, talvez a questão mais importante seja exatamente o corte de sete anos, ou seja entre 2004 a 2010, que trara além da situação atual, um comparativo dos anos que compõem a analise” afirmou Klozovski.

PAF Social

A auditoria social, desenvolvida através do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social) e as conclusões levantadas durante o trabalho, que será coordenado e consolidado por técnicos do Tribunal, serão reunidas em relatórios de auditoria, a serem julgados pelo Pleno da Casa, com recomendações de melhorias e correção das falhas que eventualmente venham a ser encontradas.

O trabalho terá a participação, como colaboradores, de observatórios sociais, sindicatos, organizações não-governamentais e entidades de classe, formando uma rede de controle social. O projeto tem o apoio do Promoex – programa de modernização dos Tribunais de Contas brasileiros.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo