Jonas Laskouski
Guarapuava – Há alguns dias atrás, pais de alunos que estudam na Escola Municipal Francisco Contini, no bairro Boqueirão, em Guarapuava, se reuniram para cobrar explicações sobre a construção da cobertura da quadra poliesportiva da escola. A placa, em frente à construção, diz que a obra deveria ter sido entregue no último dia 21 de julho, o que não aconteceu.
Segundo os pais que estiveram presentes, a fraca proteção que separa a rua da quadra está dando margem para que vândalos entrem no terreno durante a noite. Garrafas quebradas de bebidas alcoólicas foram encontradas, causando risco, inclusive às crianças que deveriam utilizar o espaço para a prática de atividades esportivas. Como as obras seguem paradas, falta justamente espaço para que as crianças se exercitem. "Jogar caçador num terreno cheio de pedrinhas não dá, né?", desabafa um pai. A RSN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava.
De acordo com a Secretaria de Educação, a obra de cobertura da quadra da Escola Francisco Contini é resultante de um Termo de Compromisso firmado entre a Administração Municipal e o Governo Federal, onde esse último se compromete a repassar recursos financeiros para execução da obra, havendo uma contrapartida do município no montante de 20% do valor total da obra.
A Secretaria de Educação deu encaminhamento às ações que lhe eram devidas com recursos próprios e, conforme as regras estabelecidas pelo Governo Federal, inseriu as informações de Medição de Obra, ou seja, demonstrativos de execução das obras no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) e requisitou o desembolso (pagamento) da etapa seguinte de cada obra, o que não ocorreu até esse momento.
O repasse de recursos financeiros não foi realizado pelo Governo Federal, mesmo as obras estando em andamento e regularizadas. Em razão disso, a empresa responsável decidiu paralisar os trabalhos até ocorrer o pagamento de recursos por parte do Governo Federal.
"Importante ressaltar que nesse intervalo de tempo, a Secretaria de Educação vem mobilizando todos os esforços juntos à diversas autoridades, em âmbito federal, para regularizar essa situação", diz a nota da Secom.
Sobre a data inserida na placa da obra, ela refere-se à previsão de entrega da obra realizada pelo serviço de engenharia, caso não houvesse ocorrido a suspensão do repasse de recursos financeiros por parte do Governo Federal.